Eles escreveram cartas, como antigamente e fizeram dessa atividade, uma porta para descobertas. Mesmo sendo algo fora do contexto diário, alunos da escola Walter Holthausen, de Lauro Müller, trocaram nos últimos meses, cartas escritas à mão com alunos da escola Dite Freitas, de Tubarão. Os alunos do segundo o terceiro anos do Ensino Médio Inovador (EMI) das duas escolas participaram do projeto “Partiu, leitura”, que uniu as turmas na terça-feira, 6.
Na chuva da manhã do dia 6, alunos de Tubarão foram recebidos no ginásio do Walter Holthausen, em Lauro Müller, na visita de volta do projeto. Os alunos lauromüllenses estiveram em Tubarão em agosto passado. Dessa vez, foram os alunos daqui responsáveis por receber os visitantes. Vieram 37 alunos e quatro professores de Tubarão, que conheceram a cidade por meio de apresentações, vídeos e conversas.
“Nós ficávamos ansiosos”, conta a aluna Greice Estevão dos Santos, sobre as cartas. “Importante foi a experiência que os alunos tiveram em conhecer uma forma de comunicação que só os professores conheciam”, diz a assessora de Direção, Gerusa Citadin Righetto. Os alunos de Tubarão passaram o dia conhecendo a cidade, indo para o campo conhecer a mineração e a Serra do Rio do Rastro, principal ponto turístico de Lauro Müller.
Com a visita da escola Dite Freitas, o programa “Partiu, leitura” chega ao final. No dia 24 de novembro, os pais e alunos terão um encontro para uma noite cultural. No próximo ano, novas turmas vão trabalhar outros temas.
Colaboração: Muriel Albonico/O Semanário