Geral

Integração e conscientização marcam a XXI SIPATMIN da Carbonífera Catarinense

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração conta com cinco dias de programação.

Foto: Ketully Beltrame

Com duração de cinco dias, a Carbonífera Catarinense realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (SIPATMIN). A abertura ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, e o encerramento será na sexta-feira, dia 26. Neste ano, o tema escolhido pela Comissão Interna foi “Comportamento seguro e saúde mental”.

“O tema foi escolhido em virtude da pandemia. Por ter sido um ano bastante difícil, de bastante perdas, optamos por associar o comportamento seguro com a saúde mental, aliando a Medicina e a Segurança do Trabalho, para que os profissionais trabalhem de maneira segura, mas que a parte emocional também esteja bem”, explicou a engenheira de Segurança Franciele Candido de Oliveira.

Ela conta que, por meio de uma programação especial, a empresa trabalhará a conscientização com diferentes especialistas ao mesmo tempo em que propõe dinâmicas aos colaboradores, adere à Campanha Novembro Azul e realiza sorteio de brindes e distribuição de chocolate e de algodão-doce.

“Todos os dias, haverá uma atividade diferente. Além da plataforma on-line, onde são disponibilizadas palestras sobre temas diversos, estamos promovendo atividades presenciais. Estas ações serão feitas com as equipes das minas, dos lavadores, da oficina, do escritório e do setor do meio ambiente, em Lauro Müller, além da caixa de embarque, em Urussanga. A Comissão Interna está dividida em equipes para promover estas ações em todos os turnos, tanto em superfície quanto no subsolo”.

Em todas as suas ações, a empresa tem como foco a valorização dos colaboradores. A Carbonífera Catarinense iniciou as atividades em Lauro Müller em 1999, há 22 anos, sendo, atualmente, a maior empregadora do município, gerando mais de 600 empregos diretos. Por isso, a importância de valorizar a vida dos profissionais para que voltem em segurança e com saúde para suas famílias.

“Há toda uma equipe preocupada com o trabalhador, que realiza uma reunião mensal, focada em trabalhar na raiz do problema para identificar o que precisa ser feito para melhorarmos todos os dias. Neste ano, por dois meses, batemos a meta zero acidentes.

Isso mostra que estamos fazendo a coisa certa e isso nos dá muito orgulho. É isso que a gente quer, que todos os colaboradores retornem em segurança para seus lares e suas famílias”, concluiu a engenheira de Segurança.

Confira a programação completa:

Segunda-feira – 22/11 – Abertura com a administradora Astrid; palestra sobre ergonomia com o Dr. Guilherme Bez Fontana Canever e sorteio de brindes;
Terça-feira – 23/11 – Palestra sobre dependência química com Clínica Novo Amanhecer, sorteios de brinde, jogo de pênalti com perguntas sobre segurança e distribuição de chocolate;
Quarta-feira – 24/11 – Palestra sobre os impactos do corpo e máquina em manutenção, com o Dr. Rodrigo Scheidt, sorteio de brindes, jogos das emoções e chocolate;
Quinta-feira – 25/11 – Palestra sobre dependência de tecnologia com Patricia Gomes e sorteio de brindes;
Sexta-feira – 26/11 – Distribuição de algodão-doce em alusão ao Novembro Azul, sorteio de teste PSA em parceria com o Laboratório Biovita, encerramento com a engenheira de Segurança Franciele Candido de Oliveira e sorteio de brindes.

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Foto: Ketully Beltrame

Notícias Relacionadas

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1

Mar Revolto: A Batalha pelo Poder na Revolta da Armada

3ª edição do Dia de Campo da Integração da Granja Faria celebra resultados de 2024

A confraternização anual da unidade de Lauro Müller contou com entrega premiações, palestras e feira de exposições, promovendo inovação e reforçando parcerias.