A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Município de Braço do Norte (Asacad) foi uma das três instituições catarinenses a receber o apoio do Criança Esperança em um projeto voltado para as 240 crianças e adolescentes atendidos diariamente na entidade.
Na última sexta-feira, quando recebeu o e-mail da Unesco anunciando que o projeto da entidade foi selecionado, a presidente da Asacad, Maria Georgina Fernandes Garcia, conta que a equipe vibrou muito. “Nós comemoramos muito mesmo, pois foi o décimo segundo projeto que inscrevemos no Criança Esperança e nunca fomos selecionados. Foi uma grande notícia, pois vai ajudar muito as crianças e adolescentes que participam da entidade”, pontua.
O projeto eleito para receber o auxílio do Criança Esperança é o Viajar na leitura. Será montada uma biblioteca na entidade, onde diversas oficinas vão ocorrer. “Além de toda estrutura física – livros, cadeiras, meses, prateleiras –, o projeto contempla rodas de leitura, contação de histórias, varal literário, exposição dos trabalhos feitos pelos alunos das rodas de leitura, que terá o envolvimento dos pais”, detalha Georgina.
Segundo o Jornal Diário do Sul, a entidade vai receber R$ 47.500 para implantar o programa, em um ano. “Ainda não sabemos como vai funcionar daqui para frente, pois ainda vamos receber novas instruções nesta semana, mas o que sabemos é que o Criança Esperança faz oficinas com todas as entidades contempladas”, diz a presidente.
O Criança Esperança, conforme Georgina, recebeu este ano 1,2 mil inscrições de projetos em todo o Brasil – 101 foram aprovados. Apenas três são de Santa Catarina. “Nosso Estado é considerado rico e o IDH de Braço do Norte é alto, por isso é mais difícil receber a aprovação. Mas o projeto foi feito com muito cuidado e este ano participamos de uma oficina de elaboração de projetos, oferecida pela Alcoa, que nos ajudou muito”, diz.
Georgina destaca que, neste mês, outra boa notícia chegou para a entidade. “Foi aprovada a construção do nosso Parque Infantil, um projeto que será realizado através do Fundo da Infância e da Adolescência. O parque será instalado no Dia das Crianças, como um presente para todos”, comemora.
A entidade
A Asacad é uma instituição não governamental que atende 240 crianças por dia em situação de vulnerabilidade social, entre seis e 16 anos. A entidade sobrevive de um convênio com a prefeitura, convênios com empresas e ajuda da comunidade. As atividades contemplam oficinas de judô, canto, dança, música, computação, teatro, violão, além de atendimento psicológico, social e dentário. O objetivo final é o encaminhamento ao mercado de trabalho, através de convênios com a Combemtu, CIE e TRIER.