Uma drogaria de Sombrio escondia remédios de controle especial e antibióticos em duas mesas com fundo falso. Caso foi flagrado pela Vigilância Sanitária.
As equipes de Vigilância Sanitária estadual e municipal realizaram uma inspeção em uma drogaria de Sombrio, onde estavam escondidos medicamentos de controle especial e antibióticos fora do estoque inventariado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC. As irregularidades acarretam em infração sanitária e abertura de inquérito policial, além da apreensão dos remédios.
Segundo o farmacêutico fiscal da Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Araranguá, Diego Giusti Rodowanski, havia no escritório da drogaria duas mesas com fundo falso, que eram utilizadas para o armazenamento destes medicamentos, que ficavam disponíveis para a venda sem receita médica. “Cabe salientar que os medicamentos sujeitos de controle especial podem causar dependência e transtornos neurológicos, e muitas vezes são utilizados como drogas abusivas”, explica.
O técnico ressalta ainda que os antibióticos tiveram sua comercialização regulamentada pela Anvisa, que obriga ao estabelecimento reter uma via da receita médica no ato da venda, vedando o comércio indiscriminado destes medicamentos. A regulamentação foi motivada pelo crescimento dos casos de bactérias multirresistentes, que representa um grave problema de saúde pública mundial.
Com informações do Portal DN Sul