Geral

Inovação e sustentabilidade marcam a 17ª edição do Congresso de Prefeitos

Evento promovido pela FECAM aposta em aldeia de experimentação e espaço de integração entre o mercado inovador e as suas ofertas criativas para o setor público.

Divulgação

O Brasil passa por um ano de decisões, com reformas importantes cujos resultados impactam diretamente no caixa das gestões públicas. Para apresentar soluções e alternativas aos gestores municipais, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a Escola da Gestão Pública Municipal (EGEM), promovem a 17ª edição do Congresso de Prefeitos. No próximo dia 30 de julho, a partir das 19h, o presidente da FECAM, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, o diretor executivo Rui Braun e o coordenador do Congresso, Alison Fiuza, recebem, na Associação Catarinense de Imprensa, prefeitos de todo o Estado, que estarão em atividade na Capital durante todo o dia, para o lançamento das novidades.

Considerado um dos maiores eventos municipalistas do país, o Congresso de Prefeitos apresenta neste ano a temática “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”. O Congresso está marcado para os dias 24, 25 e 26 de setembro, na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis. A expectativa é que 2.500 pessoas participem durante os três dias do evento. Em 2018, a extensa programação, que contou com a presença dos presidenciáveis, reuniu mais de 3.000 participantes.

O Congresso de Prefeitos 2019 é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários, empreendedores e dirigentes de instituições privadas e instituições sociais. Um dos principais objetivos do evento é incentivar o debate e a vivência sobre os desafios da inovação como estratégia para a gestão pública eficiente e sustentável. Nesta linha, conforme explica o diretor executivo da FECAM, Rui Braun, a Federação busca parceiros que apresentem conceitos e práticas inovadoras com potencial de geração de mudança de hábitos e comportamentos na administração pública.

O Congresso de Prefeitos organizará sua programação com base em três eixos de debate de conteúdos e experiências na busca por novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública municipal: Eixo 1 – Conversas de Impacto e Inovações; Eixo 2 – Cidades em Rede e Redes de Inovação; Eixo 3 – Gestão Eficiente. Além disso, a Exposição-Feira, que há 15 anos ocorre simultaneamente ao Congresso, terá o dobro de estandes do ano passado e abordará o tema “Cidades para pessoas, soluções para municípios”.

Ponticelli destaca que os gestores públicos se confrontam com tempos difíceis na política, economia e fenômenos tecnológicos que mudam pessoas, governos e cidades. “Estamos no meio dessa dinâmica que muda tudo. É nossa tarefa dialogar com esse tempo de mudanças. Dentro desse grande desafio, estamos preparando um evento com debates, reflexões e especialmente experiências que possam aproximar governantes e discussões sobre o futuro da gestão pública”, afirma.

Conversas de Impacto e Inovações

Neste espaço, prefeitos, prefeitas e lideranças compartilham de vivências e novas experiências. Serão dois dias de rodas de conversa para tratar sobre os cenários de política e economia, tendências no comportamento da realidade brasileira e catarinense e experiências de inovação e dos fenômenos tecnológicos.

Cidades em Rede e Redes de Inovação

Este será o ambiente de conexão e aprendizagem. O espaço une a rede de Municípios, Associações de Municípios, Consórcios Públicos e Colegiados Técnicos do Sistema FECAM. É destinado para a demonstração da força da inovação presente nas práticas municipalistas catarinenses.

Gestão Eficiente

Neste espaço busca-se a interação entre o conhecimento técnico e a interdisciplinaridade. O objetivo é apresentar debates com temas relacionados à educação, saúde, trânsito, meio ambiente, gestão tributária, defesa civil, contabilidade, esporte e turismo.

Exposição-Feira

Modernizar as rotinas administrativas com foco em melhorias para os municípios. Esse é um dos principais objetivos da Exposição-Feira, que ganha roupagem nova nesta edição. O local irá abrigar 60 expositores da área privada e cerca de dez parcerias com setores públicos, como universidades, instituições do Pacto Pela Inovação, entre outras. Até o momento, 55% dos espaços já foram comercializados. A Feira, que ocorre simultaneamente ao evento, apresentará um campo de interação e vivências aplicáveis para melhorar a vida nas cidades e ajudar as pessoas.

Empresas que oferecem serviços e produtos voltados à gestão pública e que tenham interesse em expor suas soluções devem procurar a FECAM pelo telefone 48 3221-8800 ou e-mail congresso@fecam.org.br.

Aos interessados em parcerias/patrocínios a Federação propõe cotas especiais, divididas em Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

Colaboração: Comunicação FECAM

Notícias Relacionadas

Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Expomais: evento reúne palestras, debates e atividades simultâneas em 40 horas de programação

Grandes nomes ligados ao marketing, administração, inovação e sinergia estarão em Criciúma nos dias 17 e 18 de outubro

Projeto de acadêmico de Engenharia Mecânica agrega inovação à implemento agrícola

Rolo faca é produzido por metalúrgica de Turvo e vendido para todo o país

Escola Walter Holthausen promove projetos de sustentabilidade ambiental em Lauro Müller

Por meio das disciplinas de ciências da natureza, os alunos aprendem a teoria e praticam os conteúdos dentro da própria escola.