Geral

Iniciam trabalhos de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Lauro Müller

Fotos: Sul in Foco

Dando continuidade ao processo de instalação do sistema de saneamento básico em Lauro Müller, a empresa responsável pela obra deu início aos trabalhos de terraplanagem no terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, no bairro Sumaré.

A expectativa é que iniciem, nas próximas semanas, os trabalhos de construção e instalação da estação. Os serviços estruturais serão realizados pela Confer, a mesma empresa que executa o trabalho de instalação da rede.

Já os trabalhos de instalação serão de responsabilidade da empresa Fast, que projeta ETEs compactas e totalmente fechadas. Por não utilizar lagoas, não há o risco de contaminação do solo e nem a dependência de condições climáticas. Dessa forma, possuem eficiente controle de possíveis odores.

Entre outras vantagens, estão: espaço reduzido, fácil manutenção e manejo, baixo impacto ambiental, sem gerar passivos ao meio ambiente e redução em consumo de químicos e em consumo de energia em relação aos métodos tradicionais, além de outros benefícios. Municípios como Braço do Norte e Forquilhinha e o bairro Canasvierias, de Florianópolis, já aderiram à tecnologia.

Conforme o engenheiro Wanderley Gomes, da empresa MPB Saneamento, contratada pela Casan para fazer o gerenciamento da obra, ao total, a área construída e de urbanização será de 2,5 mil metros quadrados. A previsão de término é entre oito e 10 meses. O recurso para os trabalhos de instalação do sistema de saneamento é proveniente da Caixa (85%) e da Casan (15%). Os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista serão beneficiados.

[soliloquy id="287189"]

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

MPSC acusa prefeita de Lauro Müller de fazer “verdadeira ação entre amigos”

Ação que teve liminar deferida para bloqueio de bens dos investigados alega “favorecimento intolerável” a escritório de advocacia.

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Convênio com a Funasa garante modernização do laboratório do CISAM-SUL, com sede em Orleans

O Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde, liberou recurso no valor R$ 868.599,85 para aquisição de 13 equipamentos.