Pelas câmeras, os agentes estarão responsáveis pela fiscalização do trânsito e poderão multar o condutor, caso haja infração.
Após 30 dias de adequações, inicia neste sábado, em Tubarão, a fiscalização de trânsito por videomonitoramento.
Ao todo, a inspeção acontece através de 11 câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos pela cidade, durante 24h.
De acordo com o comando da Polícia Militar – PM de Tubarão, quatro policiais ficaram a cargo da fiscalização, todos os dias, através da central de monitoramento. Pelas câmeras, os agentes estarão responsáveis pela fiscalização do trânsito e poderão multar o condutor, caso haja infração. “Neste primeiro momento, quando houver a multa, vamos arquivar a imagem, para que, em caso de dúvida, o condutor possa procurar o batalhão da PM”, informa o tenente Elton Roussenq Garcia, do 5º BPM de Tubarão.
As multas começariam a ser emitidas através das imagens no início de agosto. No entanto, para que os motoristas pudessem receber maiores orientações, o início da fiscalização ficou para o dia 1º de setembro. A fiscalização em Tubarão é baseada no modelo de Capivari de Baixo, que está funcionando desde maio deste ano.
Durante os últimos 30 dias, a fiscalização, sem multas, já havia iniciado em Tubarão. Mas a PM se dirigia ao local após o flagrante para poder fazer a autuação. A partir de agora, caso seja filmado cometendo infração, o motorista será imediatamente multado, e receberá a multa pelos Correios.
Mudanças
Conforme o tenente Elton, nos últimos 30 dias, com o anúncio do início da fiscalização por câmeras, já pôde ser observada uma mudança de comportamento dos motoristas. “Percebe-se também uma melhor organização no trânsito. O que chama bastante atenção é a conscientização do estacionamento proibido, principalmente nas ruas do Centro, onde mais eram registrados casos”, analisa o PM. Pela cidade, várias placas informando sobre a fiscalização com câmeras foram colocadas em pontos estratégicos.
Com informações do Jornal Diário do Sul