Um incêndio classificado pelo Corpo de Bombeiros como sendo de grandes proporções danificou uma área de mata nativa em Imbituba. O combate, que durou cerca de duas horas, ocorreu entre a madrugada e manhã desse domingo em uma localidade próxima a praia d’água.
Segundo os soldados que trabalharam na ocorrência, uma área de 10 mil metros quadrados foi atingida pelas chamas. A região afetada não possuí residências e é classificada como Área de Preservação Permanente – APP. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Moradores ligados a grupos de preservação da espécie plantada no local, o Butiá catarinense, espécie ameaçada de extinção, suspeitam que o fogo tenha sido criminoso, já que o local é alvo de especulação imobiliária. A Polícia Civil, no entanto, informou que ainda trabalha busca identificar os suspeitos.
“Esse foi um dos incêndio mais agressivos dos últimos tempos no local desde março deste ano. No verão é mais propício. Sempre falam que são incêndios acidentais, mas sabemos que há muita especulação imobiliária nessa área”, conta Gláucia Maindra, integrante do grupo de preservação Butiá Catarinense.
Além dos bombeiros de Imbituba, a corporação de Garopaba também auxiliou nos trabalhos. Ao todo, conforme informações do site DC, foram usados dois caminhões e três mil litros de água para combater as chamas.
Assista ao vídeo clicando neste link.