Cerca de 44 milhões foram investidos
Estão confirmadas as presenças do governador Raimundo Colombo, do vice, Eduardo Pinho Moreira, e de várias autoridades para o ato de inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES de Laguna, marcado para a próxima terça-feira (5). O prefeito Everaldo dos Santos e a equipe local da Companhia Catarinense de Água e Saneamento – Casan comemoram esta grande conquista para os moradores da segunda cidade mais antiga do estado. O evento está marcado para as 10h, junto à nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, na comunidade da Vila Vitória, na rua Universal (ao lado do estádio municipal).
Com investimento de R$ 43,7 milhões, provenientes da própria Casan, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS, foram implantados 55,1 quilômetros de redes de coleta, aproximadamente cinco mil ligações domiciliares, nove estações elevatórias e uma estação compacta de tratamento de esgoto de última geração.
“Houve muitos transtornos, mas foram temporários. Os benefícios são permanentes, pois um município com um sistema de esgotamento sanitário resulta em qualidade de vida de sua população e turistas, como é o nosso caso. É uma questão de saúde pública", defende o prefeito.
Até então, somente parte do Mar Grosso conta com coleta de esgotos, dispersos por meio de um emissário submarino. Com a ampliação dos serviços, serão assistidos imóveis das localidades do Magalhães, Portinho, Alagamar, Progresso, Mar Grosso, Vila Vitória e Centro Histórico. A população atendida passa dos 40 mil (praticamente a totalidade dos moradores da área urbana do município).
Para se ligar na rede existente ou realizar denúncias de conexão clandestina é preciso entrar em contato por meio do telefone (48) 3644-8100. A contratação e responsabilidade da obra foi integralmente da estatal. A Construtora Fernandes – Confer, de Criciúma, foi a responsável pelos trabalhos, conforme o primeiro contrato – em um total de cinco -, que iniciaram no dia 21 de outubro de 2011.
Eficiência no tratamento
A Estação de Tratamento Compacta de Esgoto de Laguna será capaz de tratar até 90 litros por segundo. O procedimento será do tipo terciário, considerado o mais completo e adequado para depuração de efluentes domésticos. Ao mesmo tempo que possui alta eficiência, o tratamento adotado é o mais compacto entre os processos biológicos, em que bactérias se alimentam do esgoto e fazem sua depuração. É um processo de última geração, que remove matéria orgânica, nutrientes e organismos patogênicos, com eficiência superior a 90% na purificação dos efluentes domésticos.
O sistema foi escolhido por permitir maior agilidade na construção da unidade de tratamento, baixo custo de implantação e operação, baixo impacto em ambientes urbanos em relação à ruído e odor, além de reduzida geração de lodo (60% menos que as ações convencionais). “Buscamos novas tecnologias que atendam cada vez melhor nossas cidades”, resume o diretor-presidente da estatal, Valter Gallina.
Resumo da obra
• Investimento total: R$ 43.780.524,90
• Ligações domiciliares executadas: 4.851 unidades
• Rede coletora executada: 55,1 quilômetros
• Estações Elevatórias de Esgoto: 9 unidades
• Emissários terrestres: 3.093 metros
• Estação de Tratamento de Esgoto Compacta: 2 módulos/vazão total de 90 l/s
• Localidades atendidas: Magalhães, Portinho, Alagamar, Progresso, Mar Grosso, Vila Vitória e Centro Histórico
• Recursos: Caixa/BNDES/Casan
• População beneficiada: 42.479 habitantes
Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação Prefeitura de Laguna