O formato já é adotado em sete estados. Quando passar a ser implantado nos demais, a nova placa será obrigatória no primeiro emplacamento e nos casos de mudança de município de registro
Decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou para 31 de janeiro de 2020 a implantação da placa Mercosul em todo o território nacional. A nova data foi definida na Resolução 780, publicada hoje (28) no Diário Oficial da União. A data-limite anteriormente era o próximo domingo (30).
O formato já é adotado em sete Estados: no Rio de Janeiro, onde a nova placa estreou, em setembro do ano passado; mais Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o padrão Mercosul já é utilizado em mais de 2 milhões de veículos.
Quando passar a ser adotada nos demais Estados e no Distrito Federal, a nova placa será obrigatória no primeiro emplacamento e também nos casos de mudança de município de registro; alteração de categoria do veículo; ou furto, extravio, roubo ou dano placa. É assim que já acontece onde ela é emitida.
Com informações do site Uol Notícias