Iniciativa envolveu processo de apropriação da leitura enquanto linguagem e como pode ser aplicada em sala de aula
A literatura permeia todos os momentos da vida cotidiana e profissional das pessoas, e quando é aplicada na educação inúmeras transformações acontecem. Pensando em contribuir ainda mais com o desenvolvimento das aulas envolvendo a Língua Portuguesa, o Colégio Satc promoveu uma formação de professores com o intuito de destacar o impacto da literatura na vida dos alunos. A iniciativa ocorreu na noite da última quinta-feira (21) e envolveu o processo de apropriação da leitura enquanto linguagem e como pode ser aplicada em sala de aula.
O encontro ‘Conexão Literária’ foi conduzido pelo gestor de negócios da literatura da SM Editora, Carlos Eduardo Braga. “Nosso propósito é de fazer pensar a leitura de um outro lugar, de o professor extrapolar o simples ato de ler. E nesse movimento, temos várias ações que podem desencadear essa formação do leitor, para que possamos pensado na formação integral de todo ser humano, de todo cidadão”, enfatiza.
A proposta envolveu o olhar para o aluno que lê e se apropria desse conhecimento para a vida. “A Satc oferece inúmeros títulos envolvendo a literatura para atingir todos os públicos. Dessa vez, tivemos a inclusão de exemplares da SM Educação, que veio nessa formação compartilhar um novo olhar sobre essa modalidade, porque os novos livros são criados pela equipe de autores da editora”, explica a coordenadora da biblioteca da Satc, Vânia Ribeiro.
A abordagem literária apresenta diversos temas que podem estimular o desenvolvimento subjetivo e a consciência cidadã de cada aluno. “Podemos trabalhar atitudes socioemocionais, a imaginação. Porque a literatura é uma manifestação artística, ela tem uma função social de formar pessoas dentro do sentido emocional, do sentido cultural e físico”, pontua Braga.
Letramento Literário
O encontro envolveu o Letramento Literário, uma união de práticas, movimentos e ações de leitura para a formação completa do leitor. “São possibilidade de desdobrar ações, como mediação de leitura, curadoria e pensar em mudanças que podem ter dentro da escola, para que se veja a literatura para além dos assuntos de leitura. É ter a literatura, o texto literário, não com um fim único, não que não seja importante ler para uma atividade. Mas temos que ler para a vida, formar leitores não só para a escola, mas formar leitores que sigam esses hábitos quando forem adultos”, finaliza o gestor de negócios.