Imbituba receberá, nesta terça-feira (8), o projeto Cinesolarzinho, que leva cinema itinerante a crianças, usando energia solar para exibir filmes ao ar livre. As sessões são gratuitas e em locais como praças públicas e quadras esportivas.
No Cinesolarzinho, versão para crianças do Cinesolar, uma van é equipada com placas solares e um sistema conversor de energia para exibir os filmes. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis.
O projeto usa energia limpa e renovável. Dentro do veículo, há cerca de 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e um estúdio de gravação. Em cada evento, serão exibidas duas programações de curtas metragens infantis, com cerca de uma hora cada, para toda a família, com a participação de um apresentador que fará a mediação entre filmes e o público.
Nas cidades de Bombinhas, Penha, Três Barras, Timbó Grande e Imbituba o projeto também realizará oficinas de cinema nas quais as crianças produzirão um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.
Em Imbituba, o projeto acontece hoje, às 18h30 e 20h, na Praça da Divineia, à rua Aritiano Gonçalves, s/n (ao lado do Colégio Álvaro Catão), no bairro Vila Nova Alvorada. Em caso de chuva, será no Salão do Centro Comunitário da Divineia (Centro Comunitário Padre Luiz Itamar da Gosta), à rua Aritiano Gonçalves s/n, na Vila Nova Alvorada. O horário da Oficina de Cinema será das 14h às 17h, no Salão do Centro Comunitária da Divineia.
Durante os eventos, acontece também a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas, como um instigante relógio de batatas.
O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba