Geral

Imbituba participa de projeto nacional de Grafites sobre diversidade e inclusão

Escola de Educação Básica na Vila Nova Alvorada é a instituição que representa o município no Comunidades Criativas. Projeto apoiado pelo Instituto CCR, no trecho CCR ViaCosteira, realiza oficina de capacitação para crianças e jovens

Projeto executado com auxílio do Comunidades Criativas – Foto: Ilustrativa/Divulgação

A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou esta semana em Imbituba com a oficina de capacitação para 17 crianças e jovens da EEB Engenheiro Álvaro Catão. A escola de educação básica, que fica no bairro Nova Alvorada terá, ao fim do projeto, o muro de sua unidade grafitado com uma arte exclusiva pelos próprios alunos, sob a monitoria do artista visual Michel Firma.

O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão e conta com o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaCosteira. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta à toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.