O protesto está marcado para este sábado, 10, a partir das 10h, na localidade de Alto Arroio
Moradores de Imbituba marcaram para este sábado, 10, uma manifestação em razão das obras nas marginais da BR-101, que estão sendo feitas pela concessionária que administra o trecho sul da rodovia.
Cerca de 250 representantes das comunidades da região norte de Imbituba se reuniram na noite dessa quinta-feira, 9, no bairro Alto Arroio, para esclarecer os principais pontos do projeto das obras nas marginais, ouvir as reivindicações e organizar o protesto.
De acordo com os moradores, o município de Imbituba passa por mudanças nas marginais da BR-101 sentido norte,
entradas e saídas da cidade. “Recentemente, o projeto tão esperado pela população saiu do papel, porém, não foi da forma como esperado. Com a obra, muitos acessos serão fechados, tendo somente tráfego pela marginal de acesso único, ou seja, causando transtorno à população, envolvendo em torno de cinco comunidades diretamente, cerca de
10 mil habitantes”, relatou parte da nota encaminhada.
Ainda segundo eles, há falta de esclarecimento do projeto para os munícipes, principalmente para as pessoas que
vivem na região, é um dos principais pontos para a manifestação. A comunidade alega que no contrato e no projeto da empresa prestadora dos serviços, CCR Via Costeira, não consta como será a realização da obra, além de não terem sido consultados, ficando sem o conhecimento do início da obra.
A nota segue afirmando que nos trechos onde as mudanças estão sendo feitas, existem comércios e residências, todos os pontos ligados diretamente à área portuária e logística da cidade de Imbituba. O município não tem vias secundárias que facilitem o acessos. A obra irá mudar toda a mobilidade da região, o projeto não contempla as empresas locais . A população reivindica por via de mão dupla nos km ‘s 275 a 277. As novas mudanças também prejudicam o setor turístico do município. Os acessos para as principais praias da cidade ficaram defasados. Outro ponto importante, é a questão ambiental, visto que surgiram diversos questionamentos da população quanto a drenagem das vias que irá direto para a Lagoa da Ibiraquera.
“Essa obra é um sonho da comunidade, sonho de Imbituba, é uma luta antiga, mas precisa ser adequada com a cidade. A cidade não pode se adequar a ela. Se aceitarmos assim, todos os outros trechos serão iguais”, cita um dos representantes do movimento.
Na ocasião, estiveram presentes autoridades do município de Imbituba, como o vereador Michell Peninha, vereador Matheus Pereira e a SCPAR Porto de Imbituba, representada pelo Diretor João José Tavares e o Chefe de divisão Beto Pereira.
A concessionária encaminhou uma nota sobre o possível protesto:
A concessionária CCR ViaCosteira segue executando as obras de construção das novas vias marginais entre o km 271 e 278, sentido norte da BR-101sul/SC, projeto este aprovado pelo órgão regulador, a ANTT. A obra tem como premissa aumentar a segurança de quem trafega pela região, eliminando os riscos de acidentes, principalmente os confrontos frontais.
A concessionária está a disposição de todos que utilizam as vias através do serviço de informação ao cliente ( SIC) , projeto que está percorrendo a região para tirar dúvidas da população ou pelo 0800 255 5550 para mais informações.