Prainha do Farol, em Laguna, é a única da Amurel que está poluída.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o primeiro relatório de balneabilidade de 2019. De acordo com as coletas e análises realizadas entre quarta e sexta-feira, 72,4% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.
Moradores e veranistas podem continuar a aproveitar os dias de muito calor para tomar banho de mar em Imbituba, Garopaba e Jaguaruna, já que encontrarão todas as praias em condições apropriadas. Na microrregião, apenas a entrada da Prainha do Farol, em Laguna, não apresenta condições para banho.
Em Imbituba, todos os oito pontos de coleta mostraram que a água está própria para banho. Foram coletadas amostras de água nos seguintes locais: Lagoa de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Praia de Ibiraquera, Praia do Rosa, Praia do Porto (próximo ao navio encalhado), Praia da Vila Nova (Rua Francisco Moreira Alves) e Praia da Vila Nova (Rua Hans de Schmidt) e Praia do Porto (à esquerda do Molhe Central).
O IMA destaca o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que população e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais.
Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários acessem este link para saber a condição das praias catarinenses.