Geral

Imagens da Nasa mostram nuvem de dióxido de carbono se movendo ao redor da Terra

O CO2 é o principal gás de efeito estufa responsável pelo aquecimento global

Foto: Nasa, Reprodução

Imagens divulgadas pela Nasa na semana passada mostram a formação de uma grande nuvem de CO2 (dióxido de carbono) que paira sobre a Terra. No vídeo é possível ver a atmosfera de janeiro a março de 2020 e mostra uma névoa escura que é impulsionada pelo vento e pela circulação atmosférica. As informações são do Uol.

As imagens foram feitas por meio de uma base de dados de diferentes satélites e são alimentadas por supercomputadores. O vídeo também possibilita ver de quais países e as fontes que geram a grande nuvem de CO2.

De acordo com o Uol, China, Estados Unidos e Sul da Ásia as principais fontes são usinas de energia, indústrias e veículos. Já na África e América do Sul são os incêndios.

Importância do mapeamento

O mapeamento da Nasa tem como intuito contabilizar de onde vem o carbono e como isso impacta o planeta. O mapa foi desenvolvido pelo Scientific Visualization Studio da Nasa e apontou um aumento mais significativo de CO2 desde o início da era industrial.

O CO2 ou dióxido de carbono é o principal gás de efeito estufa responsável pelo aquecimento global e contribui, consequentemente, com o aumento das temperaturas.

Como efeitos, além de temperaturas mais intensas, contribui também com incêndios florestais, ondas de calor e elevação do nível o mar.

Com informações do Uol e NSC Total

Notícias Relacionadas

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1

Mar Revolto: A Batalha pelo Poder na Revolta da Armada

3ª edição do Dia de Campo da Integração da Granja Faria celebra resultados de 2024

A confraternização anual da unidade de Lauro Müller contou com entrega premiações, palestras e feira de exposições, promovendo inovação e reforçando parcerias.