Na manhã dessa quinta-feira (1), o Conselho de Pastoral da Diocese de Criciúma realizou sua segunda reunião do ano, acolhida pela Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul.
A pauta do encontro, que reuniu padres e lideranças diocesanas, abordou os encaminhamentos realizados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil durante sua 55ª Assembleia Geral, cuja síntese foi apresentada pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.
O bispo deu ênfase ao estudo que deve se tornar documento sobre o tema Iniciação à Vida Cristã. O texto, que será concluído por uma comissão especial, trará luzes e pistas para a ação pastoral catequética em todas as comunidades do Brasil, envolvendo não só pais, catequizandos e catequistas, mas toda a comunidade no processo de educação catecumenal.
Santuários em pauta
Depois de Dom Jacinto, foi a vez do Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, padre Valdemar Carminati, falar a respeito da programação alusiva ao jubileu cinquentenário de inauguração, que será celebrado em 1º de outubro.
Uma série de atividades está programada até a data, como a festa em honra a São Cristóvão e Romaria dos Caminhoneiros (30 de julho), a Caminhada Vocacional Diocesana (27 de agosto), a solenidade da Natividade de Nossa Senhora e abertura da Semana Missionária (08 de setembro) e a Celebração do Cinquentenário de Inauguração do Santuário (1º de outubro).
O reitor citou ainda projetos que estão sendo idealizados, com a adequação de ambientes propícios a confissões, sacristia e velário. Padre Valdemar falou ainda da alegria recebida com a notícia do Vínculo de Afinidade Espiritual concedido pela Basílica Papal de Santa Maria Maior e a oportunidade de lucrar indulgências aos fiéis.
Um dos assuntos apresentados ao Conselho também foi a proposta de elevação da igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, a santuário diocesano. Na oportunidade, o pároco, padre Alírio Leandro, acompanhado por uma comissão de leigos da paróquia, na companhia de padre Vilcionei Baggio, apresentou o histórico da Paróquia que completará, em 2018, 170 anos de evangelização.
A paróquia mais antiga da Diocese de Criciúma tem a igreja matriz como referência para as comunidades do Extremo Sul Catarinense, que visitam constantemente o templo por devoção à Maria e para buscar atendimento espiritual. De acordo com padre Alírio, a tradicional festa da padroeira reuniu, em sua última edição, no dia 4 de maio, mais de 15 mil pessoas de toda região e até de outros estados em um dia de semana cujo feriado era apenas municipal.
A paróquia mais antiga da Diocese de Criciúma tem a igreja matriz como referência para as comunidades do Extremo Sul Catarinense, que visitam constantemente o templo por devoção à Maria e para buscar atendimento espiritual. De acordo com padre Alírio, a tradicional festa da padroeira reuniu, em sua última edição, no dia 4 de maio, mais de 15 mil pessoas de toda região e até de outros estados em um dia de semana cujo feriado era apenas municipal.
A comissão de leigos da Paróquia entregou, nas mãos de Dom Jacinto, o documento completo com todos os dados sobre a igreja e o abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, colhidas desde o mês de janeiro. Entre as justificativas apresentadas, baseadas nas orientações do Código de Direito Canônico para que seja erigido um santuário, está a celebração dos 170 anos de criação da Paróquia; a antiga e fecunda devoção mariana de todo o Vale do Araranguá e arredores; a ausência de um santuário em toda a região sul da Diocese para a piedade dos fiéis; o constante fluxo de fiéis de diferentes regiões e estados à igreja, especialmente na festa da padroeira; os inúmeros testemunhos de graças alcançadas; a procura constante pelos sacramentos, sobretudo da Eucaristia e da Reconciliação; a intensa dinâmica da paróquia em suas 14 comunidades e a necessidade de maior disponibilidade para atender os fiéis e peregrinos devotos; o acervo votivo (arte e piedade) que está em fase de organização e catalogação e a orientação do Bispo para preparação de estatutos próprios.
“É a paróquia mais antiga da nossa Diocese e, como tem toda essa tradição, existe a preocupação quanto ao atendimento para o povo. Irei rezar e pensar. Quero ouvir as pessoas e se for da vontade do povo de Deus, com certeza, irá ajudar”, declarou Dom Jacinto, que não estipulou prazo para tomada de decisão.
Questionários sobre Plano de Pastoral serão enviados às comunidades
A segunda parte da manhã foi dedicada à análise do questionário de avaliação que será encaminhado às paróquias para reformulação no novo Plano Diocesano de Pastoral. A partir da próxima semana, a equipe de coordenação diocesana irá visitar os párocos e entregar, em mãos, os formulários para apontamentos que serão feitos pelas comunidades.
Conselho mobiliza participação em atividades diocesanas e regionais
Ao final da reunião, os conselheiros falaram a respeito da 24ª Romaria da Terra e das Águas, que será realizada na Diocese de Tubarão, em 10 de setembro, e a motivação para participação das paróquias. O Setor Vida e Família também deu sua contribuição, apresentado o resultado positivo através da participação de cerca de 100 casais de toda a Diocese no Núcleo de Formação e Espiritualidade, que formará “casais samaritanos” para acompanhar famílias em crise.
A Pastoral da Juventude recordou a preparação para acolher, em outubro, o Encontro Regional da PJ na Paróquia Nossa Senhora de Salete, no bairro Próspera, e padre Joel Sávio, coordenador de pastoral, fez sua motivação para o Seminário Diocesano de Catequese, que será conduzido pelo padre Luiz Lima, em dois momentos: de 20 a 22 de junho, ao clero, e de 24 a 25 de junho aos leigos, com o tema Iniciação à Vida Cristã.
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma
[soliloquy id="224049"]