Geral

IFSC abre inscrições para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos

Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.

Divulgação/IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu nesta semana os processos seletivos dos cursos gratuitos com início ainda em 2020. Nas unidades do IFSC em Araranguá, Criciúma e Tubarão, há oportunidades para cursos de qualificação profissional e cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.

Para os cursos técnicos, as inscrições devem ser realizadas até 14 de setembro. Para os cursos de qualificação profissional, as inscrições vão até 25 de setembro. Os editais de oferta de vagas estão disponíveis no site do IFSC. As inscrições e as matrículas devem ser feitas de forma on-line, através do site www.ifsc.edu.br.

Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, as aulas acontecerão de forma não presencial pelo menos até 31 de dezembro deste ano. Para tanto, é necessário que o candidato tenha acesso a computador ou outro meio de comunicação conectado à internet para que possa acompanhar e realizar as atividades do curso escolhido de forma remota.

O calendário dos cursos com início em 2021 deve ser definido nas próximas semanas.

Entenda os tipos de curso do IFSC

Os cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Cada curso possui pré-requisitos, carga horária e período de realização diferentes. Em razão da pandemia, a maioria dos cursos será na modalidade a distância. Em alguns casos, cursos que se estendem ao longo de 2021 terão atividades presenciais após a retomada das atividades pelo IFSC. Estas informações estão descritas no Edital.

Os cursos técnicos concomitantes possibilitam ao aluno cursar paralelamente o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. Já os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente. Ao concluir o curso, o estudante recebe diploma de técnico de nível médio.

Veja os cursos que o IFSC oferece nas unidades de Tubarão, Criciúma e Araranguá:

TUBARÃO

Técnicos concomitantes
*Administração
*Automação Industrial

Técnicos subsequentes
*Administração
*Eletrotécnica

Qualificação profissional
*Dificuldades de Aprendizagem
*Eletricista para Correção do Fator de Potência
*Eletrônica Básica
*Ferramentas para Educação
*Inglês – Módulo 1
*Introdução à Programação com Python
*Introdução ao Acionamento de Máquinas Elétricas
*Introdução à Programação Ladder
*Leitor e Intérprete de Diagramas Elétricos
*NR-10 – Básico
*NR-10 – Sistemas Elétricos de Potência
*Programação Orientada a Objetos com Java

ARARANGUÁ

Técnicos concomitantes
*Eletromecânica
*Produção de Moda
*Têxtil

Qualificação profissional
*Planilhas Eletrônicas – Nível Básico

CRICIÚMA

Técnicos subsequentes
*Edificações
*Eletrotécnica

Qualificação profissional
*Espanhol Básico
*Segurança do Trabalho na Construção Civil
*AutoCAD 2D para Construção Civil
*Orçamento de Obra Civil

Notícias Relacionadas

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Coronavírus em SC: Portarias regulamentam medidas para retorno de aulas presenciais do ensino superior e cursos técnicos no estado

As aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA) seguem suspensas até o dia 2 de agosto.