Saúde

Idoso de 101 anos é vacinado contra Covid-19 em Morro da Fumaça

Vacinação das pessoas acima de 90 anos de idade iniciou nesta quarta-feira

Divulgação

Otávio Soratto está prestes a completar 102 anos. Lúcido, ele passa os dias atento ao rádio e foi através das notícias que ficou sabendo que a vacina contra o coronavírus chegaria até ele nesta quarta-feira, 10.

Ao ver o carro da Secretaria do Sistema de Saúde chegar em sua casa, no distrito de Estação Cocal, ele já foi recepcionar a vacinadora e a Agente Comunitária de Saúde e, minutos depois, já havia recebido a primeira dose do imunizante. “Tem que tomar a vacina, mas continuar com todos os cuidados”, disse ele que se surpreendeu com a velocidade em que recebeu a dose. “Mas já!”, exclamou ele que depois exibiu a carteirinha de vacinação com orgulho.

Ao se despedir da secretária de Saúde, Marijane Felippe, da vacinadora Lidiane Damásio Steinback e da Agente Comunitária de Saúde, Rejane Sartor Sorratto, seu Otávio deixou um “arrivederci” (até logo em italiano) porque em breve receberá a equipe novamente para a segunda dose.

Vacinação em casa

Três equipes da Secretaria de Saúde estão indo até as residências das pessoas acima de 90 anos para aplicar a vacina, o que deve acontecer até a próxima sexta-feira, dia 12. “Precisamos proteger os mais vulneráveis e vacinar os idosos em casa os protege do vírus mais de uma vez, pois evita que eles vão até as unidades de saúde. Também sabemos das dificuldades que alguns têm para se deslocar”, fala o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo.

Após aplicar a primeira dose já no início da manhã, o trabalho teve continuidade na casa de outros fumacenses desta faixa etária. “A vacinação dos idosos acima de 90 anos ocorre em paralelo à imunização dos trabalhadores da saúde do setor público e privado, seguindo o Plano Municipal de Imunização que tem como base as notas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, pois este é um grupo que precisa ser protegido do vírus o quanto antes”, fala a secretária do Sistema de Saúde.

Os familiares dos idosos devem ficar atentos, já que as equipes da Secretaria de Saúde irão até as casas. As dúvidas podem ser sanadas pelo 3434-5435.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão