No último final de semana, no dia 20 de junho, a Idealize Tecnologia, esteve presente no iMasters DEVCommerce Conference, evento de e-commerce e tecnologia que aconteceu no Hotel Renaissance, na cidade de São Paulo.
Além de ser promovido pela iMasters (comunidade com foco no compartilhamento de ideias e desenvolvimento da internet brasileira) o evento se consolida como referência em desenvolvimento de alto nível para e-commerce, reunindo os líderes de desenvolvimento do setor, com conteúdo avançado e mais de 800 congressistas, durante todo o dia de palestras.
Pela manhã, Bruno Elia (Technical Leader) e Nicolas Coniglio (IT Project Manager) do Mercado Livre, abriram o evento com Live Code, programação ao vivo para demonstrar a importância da integração entre APIs, plataformas e marketplaces.
Dando seguimento ao evento, Fernando Zanatta (IT and Product Director da Netshoes) destacou a escalabilidade no e-commerce e sua importância na segmentação de sessões e no monitoramento de logs.
Houve ainda outro Live Code, em tempo real de Gerencianet, Moip e Mundipagg, para inovação em meios de pagamentos, por Eduardo Fontinelle (Coordenador de TI da Gerencianet), João Batista Neto (Líder de Desenvolvimento do iMasters) e Matheus Moreira (Desenvolvedor do Mundipagg).
Para fechar a parte da manhã as últimas palestras contaram com André Nobre (Líder de Projetos – Marketplace) e Rafael Barini, (Marketplace IT Manager da CNova e Grupo Pão de Açúcar) falando sobre a facilidade e segurança da arquitetura de microservices e gerenciamento de APIs. E Henrique Santos (Continuous Delivery do Walmart) falando sobre como funciona o processo de integração contínua e continuous delivery no Walmart.com.
Já na parte da tarde, Augusto Pascutti (Software Engineer da Easy Taxi) apresentou um case da EasyTaxi, utilizando o NoSQL em ambientes de alta disponibilidade.
Após Pascutti, todas as atenções foram voltadas para o tema de Big Data e como ele está mudando a forma de desenvolver e-commerce, apresentado por grandes nomes, como: Antonio Chaddad (Cloud Platform Sales Manager do Google), Fabiane Nardon (Chief Data Scientist da Tail Target), Igor Costa (PMC da Fundação Apache) e Ricardo Rodrigues (Co-Founder da Social Miner).
Por fim para fechar o evento, André Fatala (Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Magazine Luiza) falou sobre as experiências e protótipos do laboratório de Inovação da Magazine Luiza e o case de recomendação de produtos baseado em grafos que deu um UP nas vendas da empresa.
Na integra, o evento foi um forte aliado na identificação de novas possibilidades e inovações para os assuntos relacionados a microserviços, segurança, sistemas de pagamento e banco de dados para todos os desenvolvimentos de lojas virtuais (e-commerce). Com certeza servirá de apoio tanto para os novos desenvolvimentos de lojas virtuais, quanto para a readequação das já existentes.
“Acabou o evento #devcommerce, mas a cabeça não para pensando nas possibilidades abertas com todo o conhecimento adquirido. #imasters #ecommerce”, afirma o diretor da Idealize, Rafael da Cunha.
[soliloquy id=”132257″]