Índice de Desenvolvimento da Educação de Içara avaliou cerca de 3,7 mil estudantes das escolas municipais
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou nesta quinta-feira (17), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação de Içara – IDEI. A avaliação feita por meio da Prova Içara, mostrou o nível de aprendizado dos estudantes da Rede Pública Municipal.
As provas foram aplicadas em duas disciplinas, com 20 questões cada uma. Em língua portuguesa o município conquistou média geral de 7,2 (7,9 no ensino fundamental I e 6,2 no ensino fundamental II); enquanto em matemática o resultado ficou em 6,6 (7,8 no ensino fundamental I e 5,7 no ensino fundamental II).
Para a secretária Jaqueline dos Santos é uma grande alegria ver resultados positivos. “Os países desenvolvidos possuem uma média 6 em escala mundial e nós já ultrapassamos essa marca, o que prova que estamos bem”, colocou.Ainda segundo ela, a meta do Brasil é alcançar média mundial em 2022, o que mostra Içara a frente neste quesito.
A prova de caráter experimental deve ocorrer nos anos subsequentes aos da Prova Brasil e foi aplicada no último dia 4 de dezembro, para cerca de 3.700 estudantes, das 14 escolas municipais.
O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, comemorou os números. “É um orgulho poder ver que nossa cidade está bem em educação. Temos trabalhado forte e os resultados aparecem todos os dias”, frisou. Já o vice prefeito, Sandro Giassi Serafin, analisou a importância de ações como esta para aperfeiçoar os serviços. “Com iniciativas assim, poderemos avaliar o desempenho e corrigir o que ainda precisa ser melhorado. Sabemos que já estamos caminhando bem nesta área e nossa meta é evoluir ainda mais”, ressaltou o vice.
Colaboração: Mariéli Salvador / Comunicação Prefeitura de Içara