Uma comitiva içarense formada pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon, secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior, diretor de Obras Samuel Matiola e vereador Geraldo Baldissera, esteve, nessa quinta-feira (23), em Curitibanos, no oeste do Estado, para conhecer o projeto que emprega mão de obra dos detentos do regime semi-aberto para limpeza da cidade.
De acordo com o prefeito, essa experiência tem se espalhado por Santa Catarina e Curitibanos foi a pioneira. Na cidade, segundo Gastaldon, população e coordenadores do projeto, elogiam o trabalho de ressocialização realizado na limpeza das ruas. “Nós conhecemos a penitenciária localizada em São Cristóvão do Sul. Os que cumprem o trabalho de limpeza são do regime semiaberto, já os do regime fechado trabalham dentro de fábricas instaladas no presídio, 100% da mão de obra é utilizada. Provavelmente adotaremos a prática com o semiaberto também em nossa cidade ainda neste primeiro semestre”, adiantou o chefe do executivo.
Segundo o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti, o convênio é celebrado com o Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. “Nesse convênio fica definido a quantidade de detentos e a responsabilidade de cada um. O município paga o salário mínimo nacional por mês, e fornece os equipamentos de proteção individual. A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade da Secretaria de Justiça”, explicou.
O salário mínimo que será pago ao Estado pela Administração, tem uma repartição: 25% é destinado ao Governo, 25% à família do detento, 25% vai para uma poupança para ele, e os outros 25% dependendo da decisão judicial vai para a família/estabelecimento que foi causado dano moral.
Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara