Educação

Içara com olhar voltado aos alunos com deficiência

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia tem se empenhado para oferecer aos alunos com deficiência qualidade Educacional, onde todos possam ter acesso e sucesso no Ensino Regular. Uma das ações em que a secretaria tem trabalhado trata de oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Após todo um processo para deixar as salas prontas, iniciou nesta semana o funcionamento de quatro Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF), localizadas nas escolas municipais Maria Arlete Bitencourt  Lodetti (Raichaski), Paulo Rizzieri (Boa Vista), Lúcia de Lucca (Jardim Silvana), e Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete). A rede municipal de ensino tem matriculadas 74 crianças e adolescentes com deficiências em diversos níveis: leve, moderado, paralisia cerebral, autismo, síndromes  de down e de kabuki, entre outras.

De acordo com o Secretário da Pasta, Antonio de Mello, esse é um grande passo na Educação de Içara. “Estamos dando um passo importantíssimo oferecendo a estes alunos educação de qualidade com responsabilidade, uma vez que a Educação Especial demanda de recursos especiais”, assinalou acrescentando que os recursos diferenciados são adquiridos pela Secretaria ou encaminhados pelo MEC.

Já a coordenadora da Educação Especial, Marlene Casagrande, relatou que as crianças com deficiência possuem capacidades de aprendizagem como todos. “Cada um tem suas limitações independente das condições físicas que apresentem. O importante é investir nessas capacidades e as Salas de AEE são valiosos recursos, pois podem, através de seus professores e materiais específicos, contribuir de maneira significativa na vida escolar e pessoal desses alunos”.

Marlene ainda ressalta que cabe, agora, aos pais acreditarem no trabalho e, “acima de tudo, incentivarem seus filhos a frequentarem as Salas de Atendimento, pois a Secretaria de Educação também oferece o transporte”.

Para ampliar os serviços oferecidos a coordenadora da Educação Especial, Marlene Casagrande; a professora, Maria Isabel Luiz, e a auxiliar de sala, Marmis Custódio Roussenq, participaram de um curso sobre Braille, oferecido pela Associação dos Deficientes de Orleans e Região (ADORE).

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

É um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

O que é uma Sala de Recursos Multifuncionais – SRMF?

São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. As SRMFs possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contra-turno escolar.

A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI