A 1ª reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Orleans foi realizada neste semana, no campus do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. A comissão tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento do 10º Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
A comissão foi composta por lideranças da sociedade orleanense, principalmente pessoas envolvidas com o desenvolvimento rural. Dentre elas estão o prefeito de Orleans, Jorge Koch, o secretário da agricultura, Cristovan Crocetta, representantes da Epagri e da cooperativa agrícola Auriverde, além dos professores do Unibave, Janaina Veronezi Alberton e Guilherme Valente de Souza, entre outros.
Nessa primeira reunião, foram apresentados os objetivos da comissão, o mapa municipal e a necessidade de apoio para a operação que terá duração de cinco meses. As visitas nos estabelecimentos agropecuários do país iniciam em outubro e encerram em fevereiro.
As informações coletadas pelos pesquisadores serão sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária.
Na próxima reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística será realizado o levantamento do andamento destas operações em Orleans.
Colaboração: Comunicação Unibave