O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apresentou na última semana os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 realizado no município de Lauro Müller. O trabalho de pesquisa teve início em agosto do ano passado e foi concluído no mês de fevereiro. Durante o período mais de 497 propriedades rurais do município foram visitadas pelos recenseadores contratados pelo IBGE.
Segundo o representante do IBGE, Thiago Bitencourt, o Censo Agropecuário tem como objetivo levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira, tais como a produção, do período de 1º de agosto de 2016 até 29 de setembro de 2017.
Durante o encontro, realizado no Paço Municipal, os dados foram analisados pela Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Capinzal, sendo que nos próximos dias os dados oficiais serão publicados no site do IBGE os quais estarão disponíveis a população em geral.
Os resultados vão ajudar a definir as políticas voltadas ao setor para a próxima década. Quantos vivem no campo, como vivem e o que produzem são algumas das questões que foram levantadas no novo censo, que deve traçar um perfil detalhado da atividade rural no Brasil.
Saiba mais sobre o Censo Agro 2017 de Lauro Müller:
Efetivo da pecuária em Lauro Müller:
– Bovinos: 9,8 mil
– Suínos: 17,7 mil
– Galináceos: 2 milhões
– Produção de ovos: 1,5 milhão no período (entre 01/10/2016 e 30/09/2017)
– Produção de leite de vaca: 4,7 de litros no período (entre 01/10/2016 e 30/09/2017)
– Principais produtos da lavoura temporária: milho, cana-de-açúcar, fumo e mandioca (aipim)
– Principais produtos da lavoura permanente: ameixa, banana e uva.
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller