Por meio do Ministério da Saúde, o HSJosé possui, há quatro anos, instrumento para transmitir conhecimento aos profissionais da saúde.
O Hospital São José decidiu atrelar ao conteúdo disponibilizado para aprendizado de seus colaboradores, uma nova ferramenta de comunicação e aprendizado. Trata-se da telemedicina, que chegou com o objetivo de valorizar e ampliar o conhecimento para área assistencial e cobertura dos serviços oferecidos por hospitais credenciados pelo SUS. A ferramenta utilizada por todos os colaboradores do hospital completa quatro anos de utilidade na instituição este mês.
A plataforma permite que, por intermédio de uma videoconferência, palestras relacionadas a diversos temas em saúde, com profissionais renomados, sejam ministradas para centenas de instituições em todo Brasil. O processo acontece por uma rede interligada em várias instituições, o que facilita a comunicação e o contato entre os hospitais, além de proporcionar aos profissionais uma educação continuada em saúde, facilitando o intercâmbio de informações.
O HSJosé é o único do extremo Sul do Estado que recebeu o serviço. Contudo, caso outros hospitais da região tenham interesse, é disponibilizado o uso da ferramenta. O recurso para implantação do novo serviço veio por intermédio da Federação das Santas Casas. Em Santa Catarina, foram instalados 14 pontos. Deste, 13 em hospitais e um na Secretaria do Estado de Saúde.
De acordo com o presidente da Associação de Hospitais de Santa Catarina, Altamiro Bitencourt, o investimento foi de R$ 43 mil. “Acredito que este modelo poderá ser seguido em outras Instituições de Saúde. Com a ferramenta, o HSJosé pode trocar e receber informações sempre que necessário, certamente foi e continua sendo um grande avanço tecnológico para medicina aqui na cidade”, destaca Bitencourt.
As transmissões acontecem semanalmente com temas dos mais variados gêneros, desde administrativos até assistenciais. Todos os meses, o Serviço de Desenvolvimento Humano do HSJosé recebe os temas das palestras que serão ministradas, as informações necessárias e divulga aos colaborares que comunicam ao responsável pelo setor sobre seu interesse em participar da transmissão.
“Para nós, é uma importante ferramenta de treinamento, considerando que os palestrantes são altamente qualificados e a transmissão permite interatividade, ou seja, podemos fazer perguntas aos palestrantes, que auxiliem na nossa própria realidade. Os temas contemplam áreas de interesse geral, ou seja, tanto assistenciais quanto administrativas, oportunizando a todos a chance de ampliar conhecimentos”, pontua Josiane Javorski, psicóloga no HSJosé.
Ao fim de cada transmissão, é possível uma interação entre todas as pessoas conectadas, enviando perguntas e dúvidas aos palestrantes. As transmissões/treinamentos são realizadas semanalmente, no auditório Dr. Gyrão, que fica no prédio da Escola de Enfermagem São José. Os interessados em participar da palestra poderão entrar em contato com o Setor de Desenvolvimento Humano, pelo telefone (48) 3431-1507.
Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José