O Hospital São José adquiriu recentemente um novo equipamento de ultrassom para realização de exames de diagnósticos, o ultrassom modelo EPIQ5.
O Hospital São José adquiriu recentemente um novo equipamento de ultrassom para realização de exames de diagnósticos, o ultrassom modelo EPIQ5.
O novo aparelho possui alta tecnologia com qualidade de imagem e diagnósticos de confiança e precisos, bem como inúmeros diferenciais para ajudar na detecção de doenças, auxiliando os médicos na compreensão dos diferentes mecanismos fisiopatológicos.
Principal diferencial
Uma das principais ferramentas do novo equipamento, instalado no Centro de Diagnóstico – CDI do HSJosé, é o navegador, que une imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética para procedimentos em tempo real.
“O software de “fusão de imagens”, permite uma conexão e sincronia em tempo real das imagens da ecografia com as imagens geradas anteriormente (ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada), esta possibilidade, aumenta a eficácia na detecção de lesões a serem biopsiadas. O aparelho ainda dispõe de elastografia, podendo estimar o grau de fibrose hepática e aumentar a sensibilidade na detecção de lesões potencialmente malignas nas mamas e na glândula tireoide, por exemplo”, explica o médico radiologista Dr. Gleidson Vedovato Junior.
Buscando sempre equipamentos de última geração, para oferecer o melhor na realização de exames, e demais serviços; o HSJosé está a frente no que diz respeito a novas tecnologias.
Utilizado na investigação inicial com o ultrassom
O ultrassom geralmente é utilizado para investigação inicial de muitas doenças do fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins bexiga e próstata, bem como de pequenos órgãos como a tireoide, as glândulas salivares, as mamas e os testículos. Segundo médico radiologista Marlon Marques, o exame também apresenta grande aplicação no estudo das articulações e tendões além dos vasos sanguíneos com o recurso do Doppler colorido.
“Além de todas estas possibilidades de investigação na área da saúde, sem dúvida, o maior e mais difundido benefício da ultrassonografia está na área da Ginecologia e Obstetrícia, para avaliação do útero e ovários, pois confirma na gravidez o tempo do período gestacional, identifica eventuais anormalidades no feto, avalia riscos, permite o estudo do desenvolvimento do feto, da placenta e da quantidade de líquido amniótico, bem como nas diversas fases do desenvolvimento do feto dentro do útero materno”, destaca.
O equipamento permite ainda, o estudo em vários problemas de saúde como a investigação de tumores, cistos, cálculos e várias doenças em diversos órgãos do corpo humano, além de orientar sobre procedimentos como biópsias e punções de diversos órgãos e lesões de forma minimamente invasiva permitindo uma recuperação rápida do paciente.
Todos os exames de diagnóstico por imagem, de alta tecnologia, auxiliam a medicina na descoberta de doenças, trazendo mais segurança aos pacientes para o melhor tratamento das inúmeras patologias hoje existentes.
Todo e qualquer problema quando detectado de forma precoce, é possível muitas vezes multiplicar as chances de um tratamento promissor.
Colaboração: Comunicação HSJosé