Saúde

HSD irá realizar 500 cirurgias de cataratas até fim do ano

Foto: Divulgação

O Hospital São Donato, de Içara, prepara uma equipe técnica para realizar 500 cirurgias de cataratas até 31 de dezembro. A definição ocorreu na tarde desta sexta-feira em reunião entre a direção da entidade e a Secretaria de Estado da Saúde.

“Serão realizadas 5 mil cirurgias e o Hospital São Donato ficará com 10% deste total”, relata o diretor-administrativo, Júlio César De Luca. A entidade aguarda somente a autorização oficial, que deve ser lançada nos próximos dias. “Já estamos nos preparando e formando uma equipe para que possamos realizar uma média de 100 cirurgias por semana”, complementa De Luca.

Para ele, a escolha do São Donato por parte do Estado reforça a parceria estabelecida durante anos.

 Repasses

Por outro lado, a entidade hospitalar de Içara ainda sofre com repasses atrasados, principalmente para o custeio da maternidade. Inclusive, para este setor está anunciada paralisação dos serviços a partir de 1º de dezembro. A decisão foi tomada pela direção após receber comunicado da equipe médica, que está sem os pagamentos de salários.

A promessa do Estado é que a parcela de R$ 150 mil seria depositada até esta sexta-feira, mas a confirmação só poderá ser realizada na segunda-feira devido aos tramites bancários. “Assim como sempre fomos parceiros do Estado, esperamos que essa parceria seja levada em consideração no momento de fazer o repasse”, reforça De Luca.

Com informações do Clicatribuna.

Notícias Relacionadas

Estado e município de Laguna indenizarão homem que ficou cego por demora em cirurgia​

Um homem de 60 anos perdeu sua visão e será indenizado em R$ 150 mil pelo Estado e pelo município de Laguna.

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Médica é condenada por morte de paciente após cirurgia em Orleans

O fato aconteceu em setembro de 2014, quando a vítima havia sido internada para a retirada de um cisto no ovário.

Conflito entre credo religioso e ética médica impede cirurgia sem reserva de sangue

Segundo o desembargador, por mais que o paciente esteja aparentemente disposto a arriscar a própria vida na operação, não compete ao Judiciário interferir no ato médico e na liberdade de consciência do profissional responsável.