Barbora Soukupova tem 24 anos e fica em Criciúma até o fim do ano
A beleza do Brasil e a hospitalidade do povo brasileiro foram os principais motivos para que Barbora Soukupova, aos 24 anos, deixasse a República Tcheca. Atualmente, aluna do curso de Artes Visuais da Unesc, Barbora estudava Design de Porcelana em seu país. “No começo, minha família não gostou muito da ideia, de eu vir morar no Brasil, mas agora eles querem até me visitar”, conta.
A estrangeira teve várias opções de lugares para estudar, como Europa, Tailândia e Egito, mas preferiu fazer intercâmbio na Unesc por gostar do Sul do – e está aprovando o ensino. “O curso é muito bom e traz uma diversidade de assuntos. Temos contato com conteúdos como pintura, desenhos e cerâmica”, comenta.
A estudante ainda demonstra dificuldade no português, mas os amigos estão ajudando na adaptação. Os lugares, o clima, a comida é tudo novidade para Barbora. “As pessoas me ajudam e isso é o mais importante. Fui muito bem recebida. Estou gostando da Unesc, das pessoas e do curso. Meu intercâmbio está sendo ótimo”, afirma a estudante, que ficará até o fim do ano na Universidade.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc