Palestas, conversas, blitz informativa e abraço coletivo levantando a bandeira Rosa da Conscientização estão entre as atividades programadas.
A causa é nobre, vem ganhando força em todo mundo e trazendo cada vez mais conscientização as pessoas. Trata-se da prevenção ao câncer de mama. Em outubro, esta luta ganha as ruas e milhares de batalhadores, que, engajados na causa, ajudam neste processo de alerta.
O Hospital São José e o Plano Saúde São José não poderiam ficar fora desta batalha. Desta forma, uniram toda força possível para ajudar na disseminação das informações. Com o intuito de alertar a sociedade, a Equipe Multidisciplinar do HSJosé e Plano Saúde São José realizam durante todo mês diversas atividades relacionadas à ação de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Entre as atividades realizadas, está a conversa e alerta aos pacientes, familiares frequentadores do ambulatório de quimioterapia, colaboradores do HSJosé e comunidade em geral de que a prevenção é necessária. Além disso, ocorrerão palestas, momento de reflexão e conversa, blitz informativa nas sinaleiras e, para finalizar, um abraço coletivo levantando a bandeira Rosa da Conscientização. Todas as ações e palestras são gratuitas e aberta ao público em geral.
Dados estatísticos
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Atualmente mais de 50 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Quimioterapia do HSJosé, Daniela Luiz, atualmente, a mulher apresenta mais consciência da doença. “Movimentos como o Outubro Rosa, facilitam a divulgação, fazendo com que as informações sobre o câncer de mama, alertem as mulheres sobre a importância de exames preventivos e do autoexame, estas atitudes são uma forma de detecção da doença. Assim, é possível fazer a identificação da grande maioria dos casos, evidentemente, aumentando as chances de cura”, completa.
A ação
Durante a semana, vão acontecer também exames de mamografias para as colaboradoras da instituição acima de 40 anos. Durante os dias de campanha, o prédio do hospital também será iluminado com a cor rosa para declarar o apoio da Instituição a causa.
Dúvidas frequentes
Apesar de ser uma doença comum entre as mulheres, muitas dúvidas sobre o câncer de mama ainda frequentam o universo feminino. Geralmente as mulheres ficam preocupadas com a cirurgia e com a quimioterapia, mas devido aos avanços nessas áreas, os oncologistas afirmam que as chances de cura da doença são grandes, principalmente se detectada precocemente. Por isso é importante lembrar sempre sobre a prevenção e exames.
O câncer de mama é mais comum em uma determinada faixa etária?
O câncer de mama pode aparecer em mulheres de qualquer idade, mas é mais comum a partir dos 40 anos de idade. Por isso, se durante o autoexame for detectada qualquer anormalidade, deve-se buscar a avaliação de um especialista. Essa recomendação é indicada para mulheres de todas as idades.
O câncer de mama tem cura?
Sim, desde que diagnosticado precocemente. Nesse sentido o autoexame, o acompanhamento médico e exames periódicos são essenciais para todas as mulheres.
Toda paciente com câncer de mama precisa receber quimioterapia? Em quais casos ocorrem a mastectomia?
O procedimento cirúrgico é sempre recomendado para os casos de doença em estágios iniciais por ser a única forma de eliminar o nódulo. A cirurgia conservadora de mama será possível se o tumor for descoberto precocemente. A quimioterapia vai depender do tipo de câncer de mama, conforme avaliação médica.
Colaboração: Comunicação Hospital São José