Fundando em 30 de junho de 1935, o Hospital Santa Teresinha surgiu como forma de suprir uma importante necessidade da época, de atendimento médico e hospitalar, tendo em vista que os hospitais mais próximos ficavam em Tubarão e Criciúma, uma viagem longa por rodovias precárias.
Contribuindo com a melhora da qualidade de vida da região do Vale de Braço do Norte, o Hospital Santa Teresinha foi idealizado por pessoas que pensavam na saúde como necessidade básica. Dessa forma, foi adquirido um terreno de aproximadamente 26 m², sobre o qual estava edificada uma casa de alvenaria, local onde o hospital passou a funcionar.
Hoje, já são mais de 3,9 mil m² de área construída, por volta de 6,9 mil pacientes atendidos por mês e mais de 1,6 mil cirurgias por ano. São aproximadamente 125 funcionários divididos em 14 setores, atendendo a população 24 horas por dia.
O hospital Santa Teresinha ainda oferece 21 especialidades médicas. Entre elas, Cardiologia; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Geral; Cirurgia e Traumatologia – Bucomaxilofacial; Dermatologia; Endocrinologia; Fisioterapia; Clínica Médica e Gastroenterologia; Ginecologia, Obstetra e Mastologia; Infectologia; Medicina Vascular; Nutricionista; Oftalmologia; Oncologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia e Urologia.
“O Hospital Santa Teresinha faz parte da história desse município, contribuindo com desenvolvimento da região, preservando a saúde dos trabalhadores, das famílias, de toda a comunidade. Temos uma grande e eficiente equipe de trabalho que proporciona um atendimento de qualidade a nossa população e planejamos um futuro ainda melhor para nosso hospital, com atendimento humanizado e uma estrutura moderna”, ressalta o diretor Vitor Abitante.
O Hospital Santa Teresinha mantém serviço de plantão 24 horas, atendimento de urgência e emergência e, hoje, é referência no atendimento média complexidade, o que representa a maior demanda na área da saúde.
Diretoria
A primeira diretoria da Associação Beneficente Santa Teresinha foi constituída em 1936 e teve como presidente o padre Gregório Locks; como vice-presidente, João Efting; 1º tesoureiro, Fernando Kindermann; 2º tesoureiro, Osvaldo Westphalll; 1º secretário, Pedro Michels; 2º secretário, Frederico Kuerten; e os conselheiros fiscais, Jacó Martins e Arcangelo Volpato.
Com apoio do grupo Legião de Cooperados, o hospital buscou, através de doações, a construção de suas primeiras instalações. Em 11 de agosto de 1938, foi publicado o 1º Estatuto da Instituição, no Jornal Diário Oficial do Estado e, em 1949, foi inaugurada a atual estrutura física do hospital, que passou a funcionar em sede própria edificada.
A partir de então, as novas diretorias que assumiram a instituição deram prosseguimento aos processos de solicitação dos títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como ao Certificado de Entidade com Finalidade Filantrópica, os quais são expedidos até os dias atuais, mantendo rigoroso compromisso de prestação de contas que o faz anualmente, exceto CEBAS SAUDE com renovação a cada três anos.
“Muito nos orgulha estarmos à frente desta entidade pela segunda vez. O Hospital Santa Teresinha lida com o que temos de mais valioso, a nossa saúde. É pensando nisso que nos dedicamos incondicionalmente para seu desenvolvimento e melhora nos serviços prestados. Temos a certeza que estamos no caminho certo”, salienta o presidente Camilo Alberton.
Colaboração: Comunicação Hospital Santa Teresinha