Saúde

Hospital Regional de Araranguá poderá ter atendimento em neurologia e neurocirurgia

Assunto foi discutido com o secretário Kleinubing nesta quinta-feira

Foto: Kênia Pacheco / Comunicação Deputado Valmir Comin

Foto: Kênia Pacheco / Comunicação Deputado Valmir Comin

Disponibilizar atendimentos em neurologia e neurocirurgia no Hospital Regional de Araranguá – HRA. Este foi o objetivo de uma reunião entre médicos da Neuro Sul Clínica Médica, com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, intermediada pelo deputado estadual Valmir Comin, na manhã desta quarta-feira (2), em Florianópolis.

O projeto visa desenvolver o serviço, gerando economia aos cofres públicos, descentralizando o atendimento hoje existente apenas em Criciúma e desafogando os leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital São José, de Criciúma.

De acordo com o diretor técnico do projeto, o médico André Nesi, o hospital de Araranguá não possui estes serviços e quando um paciente necessita deste atendimento entre as cidades de Passo de Torres e Araranguá, é atendido, passa por uma triagem e acaba sendo encaminhado para Criciúma. "A demora para levar em um hospital e transferir para o outro, em algumas situações, passa de oito horas. Muitas mortes são registradas e quando isso não acontece, traumas no crânio e hemorragias deixam sequelas nos pacientes", lamentou.

Nesi conta que a luta por esta mudança é antiga. "Lutamos por esta conquista desde 2009. Mas, o resultado da conversa hoje foi diferente. O secretário entendeu que temos a estrutura e o recurso não será tão alto, entendemos que é viável", disse o médico.

Para o deputado Comin, a luta é muito importante. Ele acredita que vai mudar o cenário dos moradores daquela região que necessitam deste tipo de atendimento. "Além de precisarem do atendimento com urgência, o paciente precisa de acompanhamento médico depois de uma cirurgia, por exemplo, e acaba tendo que se deslocar", lembrou o parlamentar.

Colaboração: Kênia Pacheco / Comunicação Deputado Valmir Comin