Sindicato afirma que o Ideas, responsável pela gestão do hospital, não negocia com os trabalhadores há mais de 40 dias.
Os trabalhadores do Hospital Regional de Araranguá aprovaram a paralisação das atividades a partir das 00h da próxima terça-feira (28). A decisão foi acordada em duas assembleias realizadas na última semana. Foram 68% de votos pela greve.
De acordo com informações do diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região – Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde – Ideas, responsável pela gestão do hospital, recebeu a pauta da negociação, mas não negocia com o sindicato há mais de 40 dias.
A categoria reivindica o aumento salarial, pagamento dos feriados na jornada 12×36, proibição da terceirização e contratação de mais funcionários. “Mesmo com todas as tentativas eles não querem se reunir e, ainda retiraram direitos como o feriado da jornada 12 x 36, a aumento do vale-alimentação e, não efetuam mais contratações de funcionários em função do excesso da demanda e sobrecarga dos trabalhadores. Estes funcionários historicamente são de luta e não vão aceitar esta falta de valorização e respeito com a sua mão-de-obra”, pontua o diretor.
O Ideias informou que prefere não falar sobre a possibilidade de greve dos trabalhadores. O governo de Santa Catarina homologou o Instituto Ideas como gestor do Hospital pelos próximos cinco anos. A organização venceu o edital para administração da unidade. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado de no dia 15 de agosto. O valor mensal a ser repassado pelo estado será de R$ 3.855.641.
O instituto já estava administrando o hospital desde janeiro, por meio de contrato emergencial. Entre 9 de dezembro do ano passado e 18 de janeiro deste ano, a unidade chegou a ficar sem funcionar por causa de uma greve dos funcionários. Eles estavam com os salários atrasados.
Com informações do Portal DN Sul