O Hospital Regional de Araranguá (HRA), único 100% SUS da região Extremo-Sul, atingiu recordes históricos de atendimentos no mês de março. Foram realizados 4.496 atendimentos ambulatoriais (consultas) e 4.899 exames, respectivamente, um aumento de 20% e 21% em relação a meta contratada.
Outro avanço foi o registro da marca de 499 cirurgias feitas no mesmo período. Os dados demonstram a alta produtividade do HRA, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pela organização social Instituto Maria Schmitt (IMAS).
A diretoria do hospital comemorou o feito, destacando o empenho da equipe médica e dos demais funcionários em garantir o atendimento de qualidade aos pacientes. “Este resultado é fruto de um trabalho conjunto, que envolveu desde a triagem na recepção até o atendimento médico especializado. Estamos muito orgulhosos da nossa equipe e felizes por poder atender cada vez mais pessoas que necessitam de nossos serviços”, disse o diretor-geral do hospital, Kristian Souza.
De acordo com os dados divulgados pelo IMAS, boa parte dos atendimentos realizados foram de emergência. Além dos casos mais leves, foram atendidos pacientes com quadros mais graves, como fraturas, traumatismos e crises convulsivas.
Para garantir a qualidade do atendimento, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área de saúde. Sobretudo, o HRA investe constantemente em tecnologia e equipamentos, visando oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes.
O recorde de atendimentos do Hospital Regional de Araranguá é uma boa notícia para a população da região, que enfrentava dificuldades para conseguir atendimento médico de qualidade. Há cinco anos, com a gestão do IMAS observando o aumento da demanda por serviços de saúde, a unidade hospitalar se preparou para enfrentar os desafios e conseguiu superar as expectativas. Atualmente são 45 especialidades, entre médicas e não médicas, oferecidas no HRA.
“Para os pacientes que precisam de atendimento médico, o HRA se tornou uma referência de qualidade e agilidade, graças ao comprometimento de sua equipe e à sua infraestrutura moderna e eficiente. O recorde de atendimentos é uma prova do sucesso desse trabalho e um estímulo para continuar buscando a excelência no atendimento aos pacientes. Isso é reflexo do comprometimento da nossa equipe e da Secretaria de Estado da Saúde-SES”, reforça o diretor-geral do HRA.
O Hospital Regional Affonso Martinho Ghizzo, de Araranguá, é a principal unidade do Extremo-Sul de Santa Catarina e atende em média pacientes de 15 municípios do Vale do Araranguá. A estrutura possui 132 Leitos, Emergência Externa (24h), Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Hospital Dia Cirúrgico, Maternidade, UTI Neo Natal e comporta mais de 30 especialidades médicas em seu ambulatorial junto com os Serviços de Apoio e Diagnósticos Internos.