O Hospital Municipal Henrique Lage de Lauro Müller passou nos últimos meses por uma série de reformas e adequações que visam melhorar o atendimento prestado à população. Na parte estrutural as pessoas que foram até o hospital nas últimas semanas já puderam observar as melhorias.
De acordo com o diretor, Diego José Cifuentes, agora o hospital conta com uma sala de atendimento onde é feito a classificação de risco que determina a prioridade do atendimento. O posto de enfermagem, que antes recebia apenas um paciente por vez, também foi reformulado e agora tem capacidade para receber até quatro atendimentos ao mesmo tempo.
O setor da lavanderia foi adequado conforme exigência da Vigilância Sanitária Estadual, que determina a divisão entre o espaço de roupas limpas das que ainda não foram lavadas, evitando assim o risco de contaminação. Outro setor que também foi reestruturado foi o da cozinha, onde é preparado as refeições para os pacientes.
Os funcionários também foram beneficiados com as melhorias e adequações. Agora os profissionais que atuam no hospital contam com estacionamento e acesso exclusivo ao prédio, não sendo mais necessário entrar pelo mesmo local do atendimento.
O prefeito Fabrício Kusmin Alves visitou nesta semana o hospital para conferir o andamento dos trabalhos e ressaltou a importância das melhorias. “Enquanto muitos hospitais estão fechando as portas, nós em Lauro Müller estamos investimento fortemente para melhorar cada vez mais o padrão do atendimento prestado à nossa população. Sabemos da importância do Hospital Henrique Lage e vamos continuar investindo para que os serviços prestados nele sejam os melhores possíveis”, ressaltou o prefeito.
Além das melhorias na parte estrutural, a equipe administrativa estabeleceu modificações no funcionamento do hospital, buscando se adequar as exigências do Ministério da Saúde.
Visita aberta
O sistema de visita aos pacientes, que antes era de apenas duas horas por dia, agora funciona das 9h às 21h. A Visita Aberta é uma proposta da Política Nacional de Humanização, que visa oferecer aos pacientes uma nova realidade e oportunidade de continuar o elo com a família e a sociedade, possibilitando a inserção social do paciente durante toda a sua internação.
Classificação de risco
Na questão referente ao atendimento, a grande novidade é que deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser pela gravidade do caso. O chamado Protocolo de Classificação de Risco tem como objetivo organizar e garantir o atendimento de todos. A Classificação de Risco é atividade realizada por profissional de enfermagem e é um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram o hospital, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.
Porém, pacientes classificados como verde e azul terão um tempo maior de espera, pois não apresentam risco de morte, não apresentam sinais vitais alterados. Geralmente são pacientes em busca de atestados médicos, troca de receitas médicas ou, também, pacientes com doenças crônicas, casos que podem ser resolvidos na Rede Básica de Saúde.
As cores são:
VERMELHO, EMERGÊNCIA (será atendido imediatamente na Sala de Emergência);
AMARELO, URGÊNCIA (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da Sala de Observação);
VERDE, sem risco de morte imediato (somente será atendido após os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); e
AZUL, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social, troca de receitas médicas, atestados médicos: será atendido quando todas as demais cores forem atendidas.
Colaboração: Imprensa PMLM
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