Conforme a nota, as pessoas devem procurar a unidade somente em casos de extrema urgência e emergência e que as situações menos graves podem ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde ou a policlínica municipal
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, fez um novo alerta sobre superlotação no setor de emergência. De acordo com a nota encaminhada pela entidade, nos últimos meses o setor vem apresentando um aumento de 30% nos atendimentos além da sua capacidade, colocando a emergência no limite de sua capacidade técnica (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos), assim como prejudicando futuros atendimentos de emergência/urgência que possam surgir.
O setor atua com protocolo de acolhimento com classificação de risco que permite a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco ou agravos à saúde.
Ainda conforme a nota, as pessoas devem procurar a unidade somente em casos de extrema urgência e emergência e que as situações menos graves podem ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou a policlínica municipal. O tempo de espera para atendimento também está além do normal.
Em julho, o Ministério Público propôs a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da margem esquerda, em Tubarão, em seis meses. O acordo foi oferecido pela 4ª Promotoria de Justiça com o objetivo de minimizar o recorrente problema de superlotação no setor de urgência e emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).