A Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO, de Orleans, deu um passo rumo à modernização do atendimento. Isso porque passou a adotar, desde o último mês, um sistema informatizado. O intuito é utilizar a tecnologia como aliada para garantir ainda mais a segurança dos pacientes.
De acordo com o diretor técnico da FHSO, Marcelo Cardoso, que foi quem sugeriu a mudança aos gestores do hospital, por meio da informatização do sistema, é possível oferecer um diagnóstico mais rápido e preciso, por exemplo. Isso porque reúne o histórico com todos os atendimentos e informações dos pacientes em um só lugar.
“Antes, era tudo manual. Para consultar o histórico, era necessário buscar no arquivo. Atualmente, quando uma pessoa busca atendimento, tudo é anotado no prontuário eletrônico. Se ela precisar retornar e for atendida por outro médico, o profissional poderá ter acesso aos dados da consulta do dia anterior”, explicou.
O doutor Marcelo enfatiza ainda que, dessa forma, o investimento será revertido em prol dos moradores de Orleans. “Com isso, podemos verificar a progressão da doença e solicitar exames para o diagnóstico, proporcionando mais segurança ao paciente e ao médico. Hoje em dia, não tem mais condições de se trabalhar sem esse sistema”, reforçou.