O estudo em questão é para saber sobre a eficácia de um medicamento, que poderá tratar um tipo de câncer específico, o triplo negativo.
Santa Catarina participa de uma pesquisa inédita sobre câncer. O tratamento está em teste no Hospital São José (HSJ) em Criciúma, no Sul do estado, como mostrou o NSC Notícias deste sábado (16).
Por enquanto, duas pessoas estão participando da pesquisa, mas o hospital precisa de pelo menos mais duas. Pacientes de qualquer lugar do estado podem se candidatar.
“O protocolo está aberto há dois meses e o paciente tem que se encaminhado pelo seu médico que acredite que ele se encaixe no perfil do protocolo e o paciente é avaliado pelo médico responsável pelo estudo”, explica a coordenadora do Centro de Pesquisas do HSJ, Danusa de Castro Damásio.
Testes
Jucely Gomes da Silva está lutando pra combater um tumor que se espalha pelos órgãos e, ao mesmo tempo, ajudando a ampliar o tratamento contra o câncer no Brasil. Junto com o tratamento convencional, ela aceitou participar dos testes de um laboratório para um novo medicamento.
Esse medicamento já é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovado para o tratamento de câncer de pulmão e câncer de pele.
O Hospital São José é o único do estado que participa da pesquisa para testar se esse tipo de medicação também pode ser usada no tratamento de câncer de mama, como o da Jucely.
O medicamento funciona como uma imunoterapia que estimula o sistema de defesa a combater as células do câncer.
As cápsulas vem do laboratório fabricante, são distribuídas aos pacientes e o centro de pesquisas do hospital manda os resultados para a análise do laboratório que coordena os testes de caráter científico. Vão ser no mínimo dois anos de estudo.
Com informações do G1SC