Saúde

Hospital de Caridade de Jaguaruna: segue impasse sobre os funcionários

Hospital de Jaguaruna segue impasse sobre os funcionários

Foto: Divulgação / DS

Permanece o impasse sobre o Hospital de Caridade de Jaguaruna, mas tratativas são feitas entre a atual administração da instituição, a interessada em gerir o local e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Tubarão e Região.

De acordo com a presidente do sindicato, Denise Matos de Freitas, caso mude a administração do hospital – pelo instituto Ideas, de Florianópolis –, os 34 funcionários não teriam garantias de permanência no trabalho. Isso porque, diz ela, eles seriam novamente contratados, em caráter de experiência, podendo ou não ser demitidos neste período.

“Estamos lutando para que os funcionários não sejam prejudicados. Hoje, a atual administração não tem dinheiro para pagar as rescisões e os trabalhadores não têm nenhum garantia por parte da nova gestão”, explica Denise, que deve ter uma reunião com a atual gestão da entidade na sexta ou segunda-feira.

“Não é justo os trabalhadores não poderem receber e não terem estabilidade. O sindicato pediu seis meses de garantia e tudo está sendo analisado. O contrato da nova gestão também está em análise pela prefeitura e Câmara e, depois, será encaminhado para o sindicato. A princípio, vamos ver o que vai acontecer”, ressalta.

Uma reunião ocorreu na semana passada, na Câmara, envolvendo o conselho do hospital, prefeitura, vereadores, promotoria e o Ideas. Atualmente, o hospital possui dívidas antigas de encargos sociais. Por isso, não possui certidões negativas, o que o impede de firmar convênios com os governos municipal, estadual e federal.

O presidente do conselho, Carlos Alberto da Silva Vicente, está preocupado com os servidores. “Vamos estar do lado dos funcionários. O que for decidido, vamos apoiar. Todos têm aptidão para o trabalho no hospital, o que falta para eles é qualificação. Com isso, vão render aquilo que é esperado pela empresa.”

A ideia do instituto é reestruturar a emergência, revitalizar o centro cirúrgico e trazer a maternidade.

Vereadores

Hoje, antes da sessão, os vereadores analisarão o contrato entre município e o instituto Ideas para que, de fato, os trabalhos possam ser iniciados no Hospital de Caridade. Os edis pediram uma atenção especial para com os funcionários e médicos do hospital. “Queremos o melhor para nosso hospital e para a população jaguarunense. Acredito que o instituto Ideas dê o respaldo que o nosso povo mereça, mas pedimos que a questão dos funcionários e médicos seja tratada com muita atenção”, destacou o vereador José Gonçalves Guimarães.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Ala materna do Hospital Materno Infantil Santa Catarina será inaugurada após 21 anos

Criciúma e região ganham o seu hospital infantil. Inauguração ocorre neste sábado (1) e os primeiros partos serão realizados a partir do dia 17.

Consórcio Intermunicipal de Saúde-Amesc assumirá gestão do Hospital São Marcos

Os 15 prefeitos da Amesc autorizaram, durante reunião, a assinatura do convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde e Nova Veneza.

Com investimento de R$ 500 mil, Hospital Regional de Araranguá aposta na Telemedicina

Hospital de Araranguá terá mudança na gestão

O Instituto Maria Schmitt - Imas, de Araranguá, segundo colocado na licitação, já foi chamado para assumir a gestão do hospital.