Saúde

Hospital de Braço do Norte mantém atendimento pelo SUS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, está mantendo o atendimento pelo SUS, mesmo com as dificuldades já anunciadas diversas vezes pela diretoria e que vêm tornando cada vez mais difícil a manutenção do atendimento ao sistema. 

Há alguns meses, a diretoria chegou a apresentar dados financeiros da instituição comprovando que, ao continuar a situação como naquele momento, o atendimento ao SUS só poderia ser mantido até o final de setembro. 

Conforme a diretoria, o hospital vem mantendo os atendimentos de urgência e emergência e fazendo uma triagem dos casos ambulatoriais, para encaminhamento aos postos de saúde. O hospital atende, hoje, cerca de três mil pessoas por mês no setor de emergência, provenientes de seis cidades da região da Amurel. 

Apesar de diversas reuniões e tentativas de buscar reverter a situação financeira do hospital com o pagamento de dívidas por parte do ente público e também com a revisão de valores pagos pelo atendimento via SUS, nada foi solucionado. 

Os dados financeiros do hospital demonstram que, caso não haja nenhum aumento nos repasses, a instituição chegará em um ponto no qual não terá mais condições de manter o pronto-socorro. 

Os números mostram que a partir do ano de 2012 o hospital passou a acumular um déficit financeiro cujo montante, em 2014, alcançou R$ 417.936,61 e que já no primeiro semestre de 2015 chega a quase meio milhão de reais.

Com informações do Jornal Diário do Sul