O município de Orleans foi prestigiado, na noite desta segunda-feira (13), com a realização da sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc em comemoração ao aniversário de 105 anos de emancipação político-administrativa, que será completado no dia 30 de agosto.
Com o Centro de Vivências do Unibave lotado, a cerimônia foi marcada pela entrega de 36 homenagens a entidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural da Cidade das Colinas.
Entre os presentes, estava o prefeito e o vice, Jorge Koch e Mário Coan; os deputados estaduais Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, propositor da sessão solene, e Rodrigo Minotto; o presidente da Casa Legislativa, Pedro João Orben e demais vereadores orleanenses; o reitor do Unibave, Élcio Willemann; secretários e diretores de departamentos municipais e demais autoridades e lideranças da sociedade civil organizada.
“Estamos nos reunindo em uma noite emblemática no Unibave e não poderíamos estar em um lugar melhor, no local onde se formam cidadãos que irão operar em todas as áreas de nossas vidas. Todas as entidades, cada uma em sua respectiva atualização, levam Orleans para frente, tornando-a uma cidade de oportunidades e possibilidades. Fizemos a nossa parte e somos cada vez mais parceiros de vocês. E hoje o que podemos fazer para retribuir é entregar a homenagem e agradecer por tudo que fizeram e que ainda irão fazer visando o progresso”, ressaltou o prefeito Jorge Koch, aproveitando a oportunidade para convidar a todos os presentes para participar das atividades alusivas aos 105 anos de Orleans.
O reitor do Unibave, Élcio Willemann, também enalteceu o atual momento vivido na cidade. “O sentimento é de profunda gratidão pelo reconhecimento e valorização, que nos motiva a continuar batalhando por causas comunitárias, tal como todas as entidades aqui representadas, que contribuem para o bem-estar social e pelo bem comum, em prol da sociedade como um todo. Certamente o povo, com sua criatividade, empenho e dedicação, transforma a realidade trazendo Orleans ao momento em que se encontra e fazendo com que volte a ser referência. Agradeço ao prefeito Jorge Koch pelo trabalho de resgate cultural e por enaltecer a nossa gente”, declarou.
Conforme Vampiro, Orleans se destaca por ser culturalmente evoluída e por encontrar em suas tradições históricas a inspiração para continuar lutando pelo progresso. “O município é exemplo para todo o estado. Uma terra que valoriza sua memória, vive com alegria o seu presente e que tem um olhar para o futuro, na busca incessante pelo progresso e desenvolvimento econômico. A cidade experimenta neste momento o melhor de sua história”, afirmou.
“Tem uma Administração Municipal com muitas ações em andamento, um Legislativo Municipal atuante, entidades que trabalham pelo crescimento de toda a região e uma universidade que forma os filhos do município e região. Ao longo das décadas, a cidade cresceu e se desenvolveu, sendo referência na agricultura, pecuária, indústria, comércio e turismo. Além disso, é exemplo pelo melhor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e menor taxa de mortalidade infantil, maior índice de alfabetização, maior renda per capita… Enfim, não orgulha apenas os orleanenses, mas toda Santa Catarina”, concluiu o deputado estadual, reforçando a parceria entre o Município e a Alesc.
O pianista Paulovik Debiasi e a cantora Fernanda Zanette abrilhantaram o evento com a interpretação dos hinos nacional e municipal.
Na oportunidade, também foi exibido o documentário sobre Orleans, produzido pela TVAL, emissora de televisão da Alesc. A sessão solene foi gravada e será reprisada ao longo da semana.
Confira imagens da sessão solene:
[soliloquy id="293505"]
Confira imagens dos homenageados:
[soliloquy id=”293510″]
Confira a lista de todos os 36 homenageados:
- Prefeito de Orleans Jorge Koch;
- Câmara de Vereadores de Orleas;
- Centro Universitário Barriga Verde – Unibave;
- Fundação Educacional Barriga Verde – Febave;
- Academia Orleanense de Letras – ACOL;
- Associação dos Deficientes de Orleans e Região – Adore;
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;
- Associação Empresarial de Orleans – ACIO;
- Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Orleans;
- Centro de Tradições Gaúcha – CTG Orleanense;
- Clube de Desbravadores Serra do Rio do Rastro;
- Capítulo Orleans nº 747 da Ordem DeMolay;
- Grupo de Escoteiro Encostas da Serra 110/SC;
- Lions Clube Orleans;
- Lions Clube Princesas do Conde Orleans;
- LEO Clube Orleans;
- Rotary Clube Orleans;
- Rede Feminina de Combate ao Câncer;
- Instituto Cultural Padre Vittorio Pozzo;
- Associazione Veneta di Orleans e Regione – ASSOVEOR;
- Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra – APOLSCA;
- Associação de Piscicultores de Orleans;
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Orleans;
- Sindicato Rural de Orleans;
- Loja Maçônica São João Batista nº 14;
- Loja Maçônica Toneza Cascaes nº 37;
- Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae;
- Escola de Educação Básica Toneza Cascaes;
- Escola de Educação Básica Samuel Sandrini;
- Escola de Educação Básica José Antunes Mattos
- Escola de Educação Básica Costa Carneiro;
- Associação dos Descendentes de Ala – SODEALA;
- Instituto Francesco Zomer – ProArt Centro Sociocultural;
- Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO;
- E as Rádios Guarujá, Luz e Vida e Cultura.