Esquema consistia em receber e comprar veículos de proprietários que alegam furto para acionar o seguro
Um homem, de 37 anos, foi preso na noite desse domingo, dia 16, por um esquema de fraude, que envolvia furto, receptação e adulteração de veículos, em Araranguá. A Polícia Militar se deslocou até a casa do suspeito, no Bairro Operária, para realizar a captura, após ser informada sobre um veículo Mercedes Benz 1620 que teria sido furtado, cujo sistema de rastreamento indicava a localização na Rua Maria Rosa de Souza.
Quando os policiais chegaram no local, visualizaram o veículo no pátio da residência, com outra placa. Após conversa com a PM, o morador alegou inicialmente, que o veículo havia sido encontrado pelo proprietário, que o pediu para guardá-lo em sua casa até poder o buscar.
Com o apoio da guarnição do Tático, foi solicitado ao homem que abrisse a garagem, neste momento, ele confessou a existência de outros veículos com registro de furto no local. O criminoso, após, relatou que recebe e compra veículos de proprietários que alegam furto para acionar o seguro. Ele informou também que recebe parte do valor do seguro, fica com a carcaça do veículo ou repassa-o adiante com outra placa. Além disso, afirmou que retém o veículo furtado até receber o pagamento, o qual então repassa para uma terceira pessoa, que se recusou a identificar.
No local, foram encontrados diversos, veículos, sendo três deles com registro de furto, já com nova placa colocada, sendo eles um Furgão Renault Master Fur L3H2; um VW/6 160 DRC 4X2 e o referido Mercedes Benz 1620.
Outros veículos ainda permaneceram no local, com suspeita de adulteração, mas sem indícios.
No interior de um dos veículos foi encontrada uma anotação detalhando a divisão dos lucros da fraude de um dos veículos. Comprovando a participação de uma quadrilha especializada nesses crimes.
Foram apreendidos diversos documentos, placas e chaves de veículos, além de várias folhas de cheque que, em conjunto, caracterizam a operação da quadrilha.
No local também foram encontradas diversas ferramentas, incluindo maçarico industrial, serra de lata, entre outras ferramentas comumente utilizadas no desmanche de veículos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao conduzido, encaminhando ele juntamente com os veículos recuperados, os suspeitos de adulteração, e os demais objetos até a Central de Plantão Policial para os procedimentos cabíveis.
Com informações do TNSul