A PM foi acionada via 190 para deslocar até um estabelecimento comercial localizado da Avenida Barriga Verde, no Centro de Balneário Arroio do Silva, onde estaria um homem armado com boné preto e roupa preta, na última terça-feira, 03.
De acordo com as informações recebidas, a guarnição abordou e realizou revista pessoal no suspeito, sendo encontrado na sua cintura uma arma calibre 380 da marca Glock e um carregador municiado com 16 munições intactas.
Ao ser questionado sobre a arma e o que estaria fazendo naquele local, o homem disse que saiu de sua residência em Canoas/RS, e ficou dez dias em Florianópolis, onde frequentou um clube de tiro, o qual não lembrava o nome, retornando na última segunda-feira para o município e que na quarta-feira, 03, saiu com amigos para jantar e já estava indo embora, no momento em que foi abordado pela Polícia Militar.
O homem informou que a arma possui registro no nome do autor e uma guia de trânsito. Que conforme o decreto número 11.366, de 1°de Janeiro de 2023, Art. 14. não será permitido o porte de trânsito de arma de fogo municiada por colecionadores, atiradores e caçadores, inclusive no trajeto entre sua residência e o local de exposição, prática de tiro ou abate controlado de animais.
Segundo a legislação, fica garantido, no território nacional, o direito de transporte das armas desmuniciadas dos clubes e das escolas de tiro e de seus integrantes e dos colecionadores, dos atiradores e dos caçadores, por meio da apresentação do Certificado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador ou do Certificado de Registro de Arma de Fogo válido e da Guia de Tráfego, desde que a munição transportada seja acondicionada em recipiente próprio e separado das armas.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem e o mesmo foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.