O caso não foi o primeiro crime familiar do réu. Em 2017, ele matou a própria mãe e, posteriormente, foi julgado e absolvido por clemência
Um homem acusado de assassinar o próprio pai, um idoso de 71 anos, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi condenado a 28 anos de prisão. A sentença, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), determina que ele cumpra a pena em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.
O caso não foi o primeiro crime familiar do réu. Em 2017, ele matou a própria mãe e, posteriormente, foi julgado e absolvido por clemência em 2019, na comarca de Curitiba (PR).
De acordo com o MPSC, o réu atacou seu pai, Renato José Madeira, em uma residência no bairro Aventureiro, entre os dias 2 e 5 de novembro de 2022. O corpo do idoso foi encontrado apenas no dia 8 de novembro por outro filho, que identificou o irmão como o principal suspeito do crime, conforme relatos da Polícia Militar. A vítima foi atacada sem chance de se defender.
Durante o julgamento, a defesa apresentou duas teses: a negativa de autoria e a inimputabilidade do acusado, argumentando que ele não tinha capacidade de compreender a ilicitude de seus atos devido a problemas de saúde mental. No entanto, ambas as alegações foram rejeitadas pelos jurados, conforme explicou o promotor Marcelo Sebastião Netto de Campos, da 23ª Promotoria de Justiça de Joinville.