A Universidade Federal do Paraná se destaca no cenário nacional como a mais antiga universidade do Brasil. Fundada em 19 de dezembro de 1912, teve primeiramente o nome de Universidade do Paraná, alterado em 1951 para Universidade Federal do Paraná (UFP).
O projeto para a fundação da universidade teve início 20 anos antes, em 1892, oriundo do sonho de intelectuais paranaenses, entre eles o professor José Francisco da Rocha Pombo. Entretanto, o projeto foi interrompido pelo movimento federalista no país. Em 1912, o estado, que se desenvolvia rapidamente devido à grande produção de erva-mate, contava com poucas pessoas intelectuais, por isso foi levantado novamente o tema para a criação da universidade, impulsionado ainda mais com o início da Guerra do Contestado (1912–1916). Os deputados Vitor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo da Silva levaram adiante o projeto sonhado pelos intelectuais 20 anos antes e conseguiram fundá-la em 1912, iniciando suas atividades no ano seguinte, em 1913.
O local escolhido para o início das atividades foi um antigo prédio na rua Comendador Araújo, em Curitiba. As aulas tiveram início na primeira quinzena de março de 1913 e os primeiros cursos oferecidos foram: Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica e Comércio. Além de ter contribuído para a fundação da universidade, Vitor Ferreira do Amaral ainda foi o primeiro reitor da instituição, conseguindo rapidamente com a prefeitura do município a doação de um terreno para a construção de um prédio central.
Ao longo dos próximos anos da década de 1910, a universidade enfrentou dificuldades econômicas devido ao início da Primeira Guerra Mundial (1914–1918) na Europa, bem como à promulgação de um decreto pelo governo brasileiro que exigia certas normas, entre elas, a obrigatoriedade de a cidade sede da universidade ter mais de 100 mil habitantes. Curitiba ainda estava em processo de desenvolvimento e não tinha alcançado a marca de 100 mil pessoas, por isso a universidade teve que se desmembrar em faculdades isoladas para poder continuar em funcionamento, situação essa que permaneceu até o ano de 1946, quando o decreto foi alterado.
Em 1951, devido à transferência da iniciativa privada para a esfera pública, o nome da universidade foi alterado, adicionando-se a palavra “Federal” no meio de seu nome, passando a adotar a sigla UFP, o que foi novamente alterado para UFPR, com o intuito de evitar confusão com outras universidades fundadas pelo governo da época em outros estados brasileiros.
Atualmente, a universidade é vista com bons olhos, sendo exemplo na educação do país e, por muitas vezes, internacionalmente ganhando o título de melhor instituição de ensino superior do Brasil. Contribui muito para a área de pesquisa científica, tanto que foi classificada pela empresa Clarivate Analytics entre as 15 universidades brasileiras que mais colaboram para a pesquisa científica da nação. A UFPR é dividida em 14 setores acadêmicos, fornecendo cursos de graduação, pós-graduação, bem como núcleos de pesquisa.
Fonte Consultada:
WIKIPÉDIA. Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Paraná. Acesso em 19 dez. 2024.