As pessoas que desejarem doar sangue poderão realizar este procedimento no dia 27 de agosto, no Centro Multiuso Dimas Schlickmann, das 9h30min às 12 horas e das 13 às 16 horas. Ao todo serão distribuídas 100 senhas e a ação é desenvolvida através de uma parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc e Secretaria Municipal da Saúde.
Maria Regina Boteon Buttner, do Setor de Captação de Doadores em Coletas Externas do Hemosc, lembra que doar sangue é um gesto de solidariedade e amor que vem se difundindo com maior intensidade através de esforços conjuntos e apoios como da Secretaria Municipal da Saúde de São Ludgero.
“O Município prontamente colocou a disposição o Centro Multiuso Dimas Schlickmann para realização das coletas”, reforça. Ela explica que o papel do Hemosc de Criciúma também é educar e conscientizar as pessoas da necessidade e importância da doação de sangue.
O Hemosc de Criciúma atende 41 municípios do sul do estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. “O processo não dói, leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue e que pode salvar até 4 vidas”, detalha Maria Regina.
A expectativa é grande em relação ao número de coletas para o dia 27. “Sabemos que as pessoas de São Ludgero são solidárias e acredito que o número de coleta vai surpreender”, completa. Os homens podem doar sangue num intervalo mínimo de 2 meses, não ultrapassando 4 doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue num intervalo mínimo de 3 meses, não ultrapassando 3 doações por ano.
Para doar é preciso:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legar, ambos portando um documento de identidade com foto);
– Ter idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
– Pesar mais de 50 quilos;
– Sentir-se bem e com saúde;
– Estar bem alimentado;
– Portar documento com foto emitido por órgão oficial.
Não podem doar sangue:
– Pessoas que realizaram cirurgias recentemente;
– Pessoas em jejum prolongado ou que tenham ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
– Pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas há menos de 12 horas;
– Pessoas que fizeram endoscopia nos últimos 6 meses;
– Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 6 meses;
– Pessoas que tiveram gripe ou febre nos últimos 7 dias;
– Pessoas que tiveram hepatite viral após os 11 anos de idade;
– Mulheres grávidas ou amamentando;
– Usuários de determinados medicamentos ou drogas (dúvidas sobre medicação podem ligar para o fone 3444-7426 ou 3444-7410);
– Pessoas que tiveram contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
– Pessoas que tenham dormido menos de 6 horas na noite anterior a doação;
– Pessoas que fizeram tratamento dentário sem anestesia nos últimos 3 dias, ou com anestesia nos últimos 7 dias.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero