Quatro vereadores fizeram pronunciamentos na Tribuna da Câmara de Lauro Müller durante a sessão dessa segunda-feira (15). Em sua manifestação o vereador Helder lembrou um ano da morte do radialista Sandro de Souza, em 14 de abril de 2012. A manifestação mais longa foi do vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB), que voltou a reclamar de problemas na saúde do município. Além deles, também usaram o espaço a vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD) e Ronaldo da Silva (PP).
Soraya anunciou a visita do Governador do Estado, Raimundo Colombo, que estará em Lauro Müller nesta quarta-feira (17), para autorizar a reforma do Ginásio de Esportes Nelson Righetto. Felicitou o prefeito Fabrício Kusmin Alves e o seu vice Ramiris Fontanella por já terem iniciado as reuniões participativas nas comunidades do município, onde as pessoas estão discutindo com a administração as prioridades elencadas durante a campanha eleitoral do ano passado. Registrou que a primeira reunião aconteceu na comunidade de Rio Amaral Primeiro e que a próxima será no dia 19 de abril, em Rio Capivaras Alto.
Ronaldo da Silva, também elogiou o trabalho do prefeito Fabrício que está cumprindo as promessas feitas em campanha. Falou de sua ida à Bagé (RS), onde participou de Seminário Estadual em Defesa do Carvão Mineral que reuniu centenas de pessoas dos dois estados do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para debater a competitividade da matriz produtiva. Agradeceu ao Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller na pessoa do presidente Lourival Elias Filho, que o convidaram a integrar a comitiva de Lauro Müller que participou do evento.
Manoel Jades Izidorio voltou a reclamar de problemas na área da saúde. Conforme o vereador ele é procurado pela população e não pode se calar diante de tantas queixas. Entre as principais reclamações do vereador está a escassez de exames nas unidades básicas de saúde e o desrespeito de um médico que não atendeu e mandou embora os pacientes que aguardavam desde a manhã até a tarde, sem terem almoçado, para fazer exame de ultrassonografia no Hospital Henrique Lage. Maneca, também denunciou o transporte irregular de pessoas nos ônibus da frota do Transporte Escolar do município.
Helder Velho lembrou um ano da morte do radialista Sandro de Souza, que faleceu no dia 14 de abril de 2012, vítima de um trágico acidente automobilístico ocorrido na SC-390 (antiga 438), em Orleans. Para o vereador além de ter perdido um grande amigo o município perdeu um excelente profissional e ser humano.