Famílias eram desalojadas de áreas alagadas ou comprometidas com deslizamentos de terra. No dia anterior, o temporal assolava a cidade.
Após um ano da forte chuva que causou destruição e prejuízos em Lauro Müller, a cidade se recuperou e atualmente conta com melhorias que dão mais tranquilidade aos seus moradores. Naquele ano, famílias eram desalojadas, abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica eram danificadas, complicando o início do novo Governo Municipal. Atualmente, três famílias ainda dependem do aluguel social e aguardam suas novas casas.
[soliloquy id=”203691″]
“Lauro Müller está mais preparada para enfrentar estes temporais. Em meio às dificuldades, a cidade se tornou modelo para a Defesa Civil Estadual. “ Conhecemos o órgão e fomos prontamente atendidos. Entre os pedidos atendidos, recursos para a construção de sete pontes, onde algumas já estão instaladas e outras em processo de liberação”, destaca Valdir Fontanella, em entrevista recente ao Portal Sul In Foco.
Prontamente, a Defesa Civil Estadual iniciou o trabalho de apoio aos atingidos pelas chuvas com distribuição de cestas básicas e kits de acomodação. Além disso, houve a liberação de recursos de forma imediata para reabilitar pontes danificadas.
[soliloquy id=”203727″]
Segundo a Administração Municipal, das sete pontes disponibilizadas pela Defesa Civil Estadual, duas estão prontas e uma em processo de implantação. As demais, através da Defesa Civil Federal, aguardam liberação de recursos.
Drenagem
Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Geraldo da Conceição, as situações das tubulações nas áreas atingidas eram difíceis. “A área mais afetada foi no bairro Içarense. A drenagem nas ruas atingidas estava quebrada. Realizamos melhorais que responderam bem ao registrarmos outra enxurrada em junho do ano passado”, declara.
Um levantamento foi realizado e apontou outras 14 áreas com possibilidade de alagamento. Segundo o órgão municipal, antes de março será realizado outro pedido para acabar com problemas de drenagem pluvial. “A obra de recuperação da drenagem já foi licitado e estamos aguardando que a empresa vencedora do certame venha fazer estes serviços todos”, afirma.
Desalojados
A cidade possui ainda três famílias foram de suas residências atingidas pela chuva do início do ano passado. “Temos três pessoas que estão ainda no aluguel social. Essas casas já deveriam estar prontas. A Defesa Civil contrata estas empresas para construir estas casas. Já estamos com tudo pronto para as seis casas serem construídas e com todas as exigências cumpridas pelo município”, afirma o coordenador da Defesa Civil na cidade.
Referência
Lauro Müller foi o primeiro município do Estado a receber o programa Defesa Civil na Escola. O projeto teve como objetivo capacitar alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto à comunidade.
Ao total, participaram 120 estudantes do sétimo ano de escolas da rede municipal de ensino. O trabalho foi desenvolvido em parceria entre o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, e o Governo de Lauro Müller, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Educação.
“Implantamos o projeto Defesa Civil nas Escolas, formando mais de 120 alunos que receberam orientações em casos de adversidades climáticas. Estamos preparando nosso povo para lidar com tais situações, principalmente na prevenção”, destaca Fontanella.
[soliloquy id=”250428″]
Organizada em quatro módulos, totalizando oito encontros que ocorriam a cada 15 dias, a formação teve duração de quatro meses. Nela, foram contemplados conteúdos de gestão de risco e outros temas afins.