Houve um leve aquecimento de 1ºC no Inverno da região. O último frio forte aconteceu em 2000, com -2,2ºC, registrados em Urussanga
Ao longo dos anos é perceptível que as temperaturas máximas e mínimas se modificam. O climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, percebeu uma mudança climática na característica da região nos últimos anos. “Observei os dados de temperatura mínima registrada nos Invernos na região Sul desde 1924 e chamou atenção que desde 2004 Urussanga não apresenta temperatura abaixo de 0ºC”, comenta.
Conforme o climatologista, oito anos é o maior período sem temperatura negativa desde 1924. "Antes disso, o maior período sem essas médias baixas foram registradas entre os anos de 1995 e 1999, onde, por cinco anos a região não apresentou temperatura na casa do 0ºC.
Aquecimento – O gráfico de tendência acusou um leve aquecimento dos Invernos da região, com o aumento de 1ºC na temperatura mínima noturna, no período mais frio do ano, o mês de julho.Segundo o Portal Engeplus, a menor temperatura registrada na região foi em agosto de 1955, quando os termômetros registraram -4,6ºC. De acordo com Sônego, o último frio extremamente forte foi em 2000, com -2,2ºC. A temperatura foi registrada na estação climática de Urussanga.