Vereadores de Siderópolis homenagearam, durante sessão legislativa desta semana, o grupo musical Trem de Ferro, que está completando 38 anos de existência. O conjunto, cujo estilo é o samba de raiz, é muito conhecido no município.
Durante a homenagem, os vereadores destacaram a importância do grupo musical para a cidade. “Entre os grandes princípios do Trem de Ferro está a perseverança e a força de vontade com que superam os desafios”, afirmou o presidente da Câmara, Tiago Albônico.
Conheça a história do Grupo Trem de Ferro
No ano de 1977 surgia o Grupo Trem de Ferro, um conjunto musical até hoje muito conhecido em Siderópolis, principalmente por valorizar a cultura do município. A banda teve início com a formação do Grupo de Jovens Corrente e a vontade da juventude tanto em abrilhantar festas religiosas como em representar o município na Emobresc – uma competição estadual do Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Alguns costumam afirmar que o Trem de Ferro surgiu de forma a compensar a grande falta que fez o grupo American Night – banda que foi sucesso nos anos 60 e início da década de 70, em Siderópolis e região.
Em quase quatro décadas trilhando o caminho da música, o Grupo Trem de Ferro sempre apoiou entidades do município como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, o Lions Clube, e a Academia de Letras e Artes de Siderópolis – Alasi. Além disso, o conjunto também marcou e até hoje marca presença em várias festas beneficentes da região. Ao longo da trajetória, o Trem de Ferro também teve o patrocínio de apoiadores como Mário Ari Vieira, Renato José Rodrigues e João Batista Reus Vieira.
Desde a criação do Grupo Trem de Ferro até os dias atuais, dois nomes permanecem na banda: Jair Cardoso e Lúcio Flávio da Luz. Ao longo de tantos anos, pode-se afirmar que a disposição e a força de vontade dos integrantes do Grupo Trem de Ferro em contribuir com a sociedade sempre foi a marca principal do conjunto.
Ao celebrar 38 anos de existência, o Grupo Trem de Ferro brinda as várias conquistas obtidas e centraliza os esforços em um único e grande objetivo: elevar, com muito orgulho, o nome de Siderópolis.
Colaboração: Vanessa Nórdio/Enfatizze Comunicação
[soliloquy id=”149481″]